Milei derruba regra que impedia nepotismo e indica irmã como primeira-dama

A medida anterior proibia nomeações de parentes diretos a cargos públicos, estabelecendo restrições para evitar o nepotismo

Javier Milei e Karina Milei | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente recém-empossado da Argentina, Javier Milei, iniciou sua gestão revogando uma medida de 2018 implementada por seu principal aliado durante as eleições, Mauricio Macri. A medida anterior proibia nomeações de parentes diretos a cargos públicos, estabelecendo restrições para evitar o nepotismo.

O decreto anterior afirmava: "Não poderão ser feitas nomeações de pessoas, sob qualquer modalidade, em todo o Setor Público Nacional que tenham qualquer ligação de parentesco tanto em linha direta como em linha colateral até ao segundo grau com o Presidente e vice-presidente da Nação, chefe de Gabinete de ministros, ministros e outros funcionários com categoria e hierarquia de ministro".

No entanto, o presidente Milei assinou um Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) que possibilita a nomeação de sua irmã mais nova, Karina Milei, como primeira-dama e secretária-geral da Presidência argentina. O novo decreto, além de manter grande parte das restrições, isenta o próprio presidente das limitações, alegando que ele está habilitado a nomear e destituir funcionários com base no "princípio da idoneidade para acesso a cargos públicos", conforme garantido pela Constituição Nacional.

A posse de Karina Milei ocorreu simultaneamente à de nove ministros e do Chefe da Casa Civil, realizada no Salão Branco da Casa Rosada.

Além dessa mudança, o presidente Milei também implementou uma reorganização significativa na estrutura governamental, reduzindo pela metade o número de ministérios. O decreto assinado pelo presidente extinguiu pastas importantes, como Cultura, Educação, Meio Ambiente e Trabalho, reduzindo o total de 18 para nove ministérios.

Embora o novo decreto mantenha a maior parte das disposições anteriores, a isenção concedida ao presidente da República de obedecer às restrições destaca uma abordagem diferenciada em relação às práticas de nomeação governamental.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES