Repatriados de Gaza chegam a Brasília e são recepcionados por Lula

Grupo composto por 22 brasileiros e 10 palestinos pousou em Brasília às 23:24 da noite desta segunda-feira, 13

Lula recepciona repatriados vindos da Faixa de Gaza | Reprodução Canal Gov
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com brasileiros e palestinos que estavam na Faixa de Gaza pousou às 23h24 de hoje na base aérea de Brasília. A aeronave transporta um grupo de 32 pessoas resgatadas na Faixa de Gaza e antes de pousar em Brasília fez uma parada técnica no Recife, no início da noite desta segunda-feira. 

A espectativa inicial era de que a aeronave chegaria em Brasília às 23h31, mas o voo acabou chegando antes do previsto, às 23h24. Na pista da Base Aérea de Brasília, o grupo foi recepcionado, ainda na pista, pelo presidente Lula, acompanhado da primeira-dama Janja, além dos ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores, Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, Flávio Dino, da Justiça, Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, entre outros membros do governo federal.  

Repatriados de Gaza chegam a Brasília e são recepcionados por Lula - Foto: Instagram/Lula

Leia Mais

O grupo esperava a autorização para deixar a região desde o 7 de outubro, quando iniciou o conflito entre Israel e o HamasA espera já se estendia por mais de um mês. A aeronave, um modelo VC-2 (Embraer 190), é a décima a retornar com repatriados ao Brasil desde o início dos confrontos em 7 de outubro, representando a maior operação de resgate de brasileiros em áreas de conflito no exterior, conforme informações da Aeronáutica. 

A aeronave aterrissou em Recife às 20h21 e após parada, o grupo seguiu direto para BrasíliaO grupo é composto por 22 cidadãos brasileiros, entre natos e naturalizados, e 10 palestinos, incluindo três parentes de primeiro grau de brasileiros e sete portadores do Registro Nacional de Migração (RNM) que devem receber status de refugiados.

Repatriados de Gaza chegam a Brasília e são recepcionados por Lula

A aterrissagem em Recife, na Base Aérea, foi uma parada técnica para abastecimento, sem desembarque de passageiros. Os repatriados serão distribuídos entre o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Brasileiros de Gaza no interior da aeronave (Reprodução)

Este é o quarto avião que pousa no Recife desde o início da operação, sendo os anteriores responsáveis por trazer passageiros de Israel e da Cisjordânia. Das 34 pessoas programadas para este voo, duas desistiram no dia em que a saída do grupo de Gaza foi autorizada, por motivos pessoais.

Os relatos de quem foi resgatado destacam a incerteza vivida durante o período de conflito. Uma das repatriadas, Israela Vasconcelos Amaral, expressou seu alívio ao deixar a área de conflito, mencionando a esperança de que o Brasil não tivesse "soltado suas mãos". Outras pessoas destacaram a ansiedade vivida na Cisjordânia e a dificuldade de evacuação, ressaltando a importância da equipe envolvida na operação.

No total, o avião transporta 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Duas crianças das crianças que estão sendo transportadas estão recebendo tratamento por conta de um quadro de desnutrição e assim que a aeronave pousou desembarcaram e foram levadas por uma ambulância à um hospital da capital.

Esta operação de resgate destaca-se como uma resposta significativa do Brasil diante do cenário de conflito no Oriente Médio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES