Rússia vê guerra inevitável se Otan enviar tropa militar para Ucrânia

A afirmação vem após o presidente da França discutir a possibilidade durante encontro com chefes de Estado europeus

Emmanuel Macron e Vladimir Putin | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (27), o Kremlin declarou que uma guerra entre Rússia e Otan seria inevitável se membros da aliança militar liderada pelos Estados Unidos decidirem enviar soldados para lutar pela Ucrânia, país invadido por Vladimir Putin há dois anos. A afirmação vem após o presidente francês, Emmanuel Macron, discutir a possibilidade durante encontro com líderes europeus, enfatizando a falta de consenso entre os aliados ocidentais.

"O mero fato de discutir a possibilidade de enviar alguns contingentes de países da Otan para a Ucrânia é um novo elemento muito importante. Neste caso, nós temos de falar não sobre a possibilidade, mas sobre a inevitabilidade [de uma guerra Rússia-Otan]," afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. A Ucrânia celebrou a abertura da discussão, destacando a noção dos riscos apresentados por uma Rússia agressiva.

Leia Mais

Macron, ao testar a temperatura sobre a intervenção, também buscava expressar apoio ao governo ucraniano liderado por Volodymyr Zelensky. No entanto, impasses políticos e a disputa entre o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump têm impactado o envio de ajuda militar à Ucrânia, que enfrenta uma crise crítica no conflito com a Rússia.

A proposta de enviar forças bilaterais à Ucrânia é teoricamente possível, mas a Otan, cuja fundação é baseada na defesa mútua, poderia interpretar isso como um ataque a todos os membros. O Kremlin caracteriza o conflito como uma guerra por procuração do Ocidente e observa com cautela os movimentos dos EUA e seus aliados.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES