Principal opositor de Putin, Alexei Navalny, é encontrado morto na prisão

O governo russo ainda não confirmou a causa da morte, e não houve pronunciamento imediato da equipe de Navalny

Alexei Navalny e Vladimir Putin | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (16), o serviço penitenciário da região de Yamalo-Nenets, onde cumpria pena há cerca de três anos, informou que o opositor russo Alexei Navalny morreu na prisão. O Serviço Penitenciário Federal divulgou que Navalny passou mal após uma caminhada e perdeu a consciência. Apesar dos esforços de uma ambulância, não foi possível reabilitá-lo.

O governo russo ainda não confirmou a causa da morte, e não houve pronunciamento imediato da equipe de Navalny.

Navalny, de 47 anos, era um ex-advogado conhecido por satirizar a elite de Vladimir Putin e denunciar casos de corrupção. Em 2021, foi detido ao retornar da Alemanha, onde tratou uma suspeita de envenenamento. Sentenciado a cumprir pena até os 74 anos, alegava que as acusações eram forjadas para afastá-lo da política.

O opositor havia anunciado sua candidatura presidencial em 2016, mas a Comissão Eleitoral Central da Rússia o impediu de concorrer devido a condenações. Em 2018, protestos contra a eleição de Putin foram convocados por Navalny, proibido de participar.

Rotina na prisão e transferência para o "Lobo Polar"

Enquanto estava preso, Navalny compartilhou sua rotina nas redes sociais, destacando a dificuldade de ouvir músicas patrióticas pró-Putin durante exercícios matinais. Ele estava na prisão conhecida como "Lobo Polar", considerada uma das mais difíceis da Rússia, com temperaturas de até -28°C.

A porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, acreditava que a transferência para esse local remoto tinha o objetivo de isolá-lo e dificultar o acesso de advogados e aliados.

A morte de Navalny intensifica as preocupações sobre os direitos humanos e a liberdade de oposição na Rússia, levantando questões sobre o tratamento dado a opositores políticos no país. O governo russo enfrenta agora a pressão internacional para esclarecer as circunstâncias da morte do líder opositor.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES