Telescópio James Webb divulga suas primeiras imagens capturadas de Marte

A Nasa explica que as imagens fornecem uma “perspectiva única” do planeta vermelho, mas que diferem bastante de outros impressionantes registros.

Telescópio James Webb divulga suas primeiras imagens capturadas de Marte | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez, o telescópio espacial internacional James Webb capturou imagens e dados científicos de Marte. As fotos foram feitas no último dia 5 de setembro e divulgadas nesta segunda (19) pela Nasa e a ESA, as agências espaciais dos Estados Unidos e da Europa.

A Nasa explica que as imagens fornecem uma "perspectiva única" do planeta vermelho, mas que diferem bastante de outros impressionantes registros capturados pelo supertelescópio.

James Webb divulga suas primeiras imagens capturadas de Marte (Foto: NASA/ESA/CSA/STScI and Mars JWST/GTO team)Isso acontece porque como o planeta está relativamente próximo da Terra, ele é um dos objetos mais brilhantes do céu noturno em termos de luz visível (que os humanos conseguem ver) e luz infravermelha (que o Webb também detecta). Por isso, focar os instrumentos do Webb em Marte resulta em alguns desafios para os astrônomos.

Leia Mais

"O Webb foi construído para detectar luz fraca de galáxias distantes, mas Marte é extremamente brilhante! Por isso, técnicas especiais foram usadas para evitar que o Webb fosse inundado com luz", afirmou a agência.

Ainda segundo a Nasa, as imagens capturadas pelo supertelescópio mostram uma região do hemisfério oriental de Marte.

Na foto da esquerda, é possível ver os anéis da Cratera Huygens, uma estrutura de 450 km de diâmetro, a rocha vulcânica de Syrtis Major, uma das regiões mais escuras de Marte, e o brilho da Bacia de Hellas, uma das maiores crateras de impacto de todo o sistema solar.

Já a imagem da direta mostra um mapa de emissão térmica do planeta, ou seja, a luz que é emitida à medida que Marte perde seu calor (como a atmosfera do planeta vermelho é tão fina, o calor do Sol escapa facilmente de Marte).

Detalhe mostra a região de Marte onde a imagem foi capturada (Foto: NASA, ESA, CSA, STScI, Mars JWST/GTO team)A Nasa informou que os astrônomos analisarão as características de Marte através do Webb para coletar informações adicionais sobre a sua superfície e a atmosfera.

No futuro, cientistas usarão essas imagens e dados para explorar as diferenças regionais em todo o planeta e procurar gases na atmosfera, incluindo metano e cloreto de hidrogênio.

Fonte: G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES