Terremoto de magnitude 7,6 no Japão provoca tsunami e alerta de novos tremores

Os municípios costeiros de Ishikawa, Niigata e Toyama receberam alertas de tsunami emitidos pela Agência Meteorológica do Japão

Rastro de destruição | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um terremoto, preliminarmente avaliado em magnitude 7,6, sacudiu o centro-norte do Japão nesta segunda-feira (1º), desencadeando um alerta de tsunami e instando os moradores a evacuarem áreas em risco e se prepararem para possíveis réplicas.

Ao longo da costa oeste do Mar do Japão, um tsunami com cerca de 1 metro de altura atingiu, com a previsão de uma onda ainda maior, chegando a 5 metros, conforme relatado pela emissora pública NHK.

Os municípios costeiros de Ishikawa, Niigata e Toyama receberam alertas de tsunami emitidos pela Agência Meteorológica do Japão.

Durante uma coletiva de imprensa de emergência, Hayashi Yoshimasa, porta-voz do governo, destacou que as autoridades ainda estão avaliando a extensão dos danos, instando os residentes a estarem preparados para possíveis tremores subsequentes.

Imagens transmitidas pela NHK indicaram edifícios desabando em Ishikawa, enquanto tremores foram sentidos em Tóquio, do outro lado da costa.

Hokuriku, a prestadora de serviços de utilidade pública, informou que mais de 36.000 residências perderam energia em Ishikawa e Toyama.

A Autoridade de Regulação Nuclear do Japão comunicou que não foram identificadas irregularidades nas usinas nucleares ao longo do Mar do Japão, incluindo os cinco reatores ativos nas usinas de Ohi e Takahama, na província de Fukui.

A usina de Shika, localizada mais próxima do epicentro, já havia paralisado seus dois reatores antes do terremoto para uma inspeção regular, escapando dos impactos sísmicos, afirmou a agência.

O Ministério de Emergências da Rússia alertou para a possibilidade de partes da costa oeste da ilha de Sacalina, próxima ao Japão na costa do Pacífico russo, serem atingidas por um tsunami, levando à evacuação da população local. Alertas de tsunami também foram emitidos para Vladivostok e Nakhodka, cidades russas no extremo leste.

A Coreia do Sul orientou os moradores da costa leste a buscarem abrigo em áreas elevadas. Um terremoto e tsunami devastadores atingiram o nordeste do Japão em 11 de março de 2011, resultando na perda de quase 20.000 vidas, destruição de cidades e desencadeando fusões nucleares em Fukushima.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES