Turistas alemães derrubam e quebram estátua italiana de 150 anos

A escultura italiana The Domina, esculpida a cerca de 150 anos, foi derrubada e destruída por grupo de turistas alemães.

A estátua The Domina do artista Enrico Butti, possui cerca de 150 anos | Reprodução - Foto: Villa Alceo/ Vicenzo Tombasco
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (04), um vídeo tem repercutido nas redes sociais em que mostra um grupo de turistas alemães que após invadir uma área restrita onde é exposta uma escultura, acabaram derrubando e quebrando a estátua, ao terem se apoiado para tirarem uma foto. A estátua em questão é a The Domina, que foi esculpida pelo artista Enrico Butti e tem cerca de 150 anos.

O patrimônio cultural ficava localizado dentro da Villa Alceo, na cidade de Viggiu, no Norte de Itália. De acordo com informações do jornal italiano Corriere della Sera, a estátua destruída valia cerca de 200 mil euros, o equivalente a R$ 1 milhão. Em entrevista ao jornal, o gerente da Villa, Bruno Golferini, contou que a escultura The Domina havia sido colocada em tal área justamente para ser protegida de possíveis danos.  

“Os garotos não respeitaram o aviso de não entrar na fonte. As câmeras de segurança flagram o momento em que abraçam a estátua e a destroem”, afirma o gerente. Matteo Salvini, ministro da Infraestrutura e Transporte, fez uma postagem em seu Instagram lamentando o ocorrido. “Em vez de influencers, chamem-os de estúpidos”.

Golferini ainda afirmou que o grupo de turistas será obrigado a pagar pelo prejuízo causado ao local. O gerente afirmou que muito dificilmente os danos ocasionados à estátua poderão ser reparados, por conta de rachaduras e quebras que também afetaram os azulejos da fonte onde a escultura permanecia fincada.

Estátua The Domina/Reprodução: Divulgação

No vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver um grupo de jovens turistas, que posam muito próximos da estátua, quase se apoiando nela, para conseguirem tirar foto e publicarem em suas redes sociais. Nas imagens é visto dois dos integrantes do grupo que subiram na fonte, abraçando a obra Domina, do artista Enrico Butti, em seguida, é visto um terceiro integrante cutucando a obra de 1,70 metros com um pedaço de madeira, que logo em seguida cai e se desmorona no chão.

Em seu depoimento, Golferini afirmou que após o ocorrido, imediatamente entrou contato com a polícia local para registrar queixa contra os 17 turistas alemães que faziam parte do grupo que destruiu The Domina. Apesar da denúncia, o gerente contou que os turistas logo deixaram o país logo depois do incidente, que ocorreu na segunda-feira (31). “A Domina era, de certa forma, a mulher que protegia a villa”, relata o responsável, emocionado. “Infelizmente, há pessoas ignorantes que fazem este tipo de coisas”, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES