Venezuela usará Brasil para invadir Guiana? Governo Lula fica em estado de alerta

O Brasil está enviando reforços militares para a área, com 60 novos militares destacados para Pacaraima e Roraima, somando-se aos 70 já presentes

Nicolás Madula, Lula e Mohamed Irfaan Ali | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A crescente disputa territorial entre Venezuela e Guiana trouxe uma onda de preocupação ao Brasil, que está intensificando suas medidas protetivas na fronteira para garantir a segurança da região amazônica. O ministro da Defesa, José Múcio, anunciou o aumento da vigilância na fronteira com a Venezuela e Guiana em meio à escalada de tensões na região.

O Brasil está enviando reforços militares para a área, com 60 novos militares destacados para Pacaraima e Roraima, somando-se aos 70 já presentes na fronteira com a Venezuela. O objetivo é garantir a estabilidade diante da retomada de uma antiga disputa territorial entre Venezuela e Guiana.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, com apoio da Assembleia Nacional, controlada por seu governo, convocou um referendo para decidir a incorporação da região de Essequibo, que representa 70% do território da Guiana, à Venezuela. Essa região, com 160 mil quilômetros quadrados, é rica em recursos naturais, incluindo petróleo, ouro, cobre e diamantes.

Mapa territorial | Foto: ReproduçãoA região costeira de Essequibo, que faz fronteira com Roraima, possui reservas significativas de petróleo, descobertas por multinacionais em 2015, estimadas em 11 bilhões de barris. A disputa pelo território remonta a quase 200 anos, envolvendo questões históricas e acordos territoriais antigos.

A tensão atingiu um novo patamar com a convocação do referendo, agendado para o próximo domingo. A Guiana buscou uma decisão cautelar urgente na Corte Internacional de Justiça da ONU para impedir a realização do referendo, argumentando que a Venezuela busca obter apoio popular para uma decisão já tomada.

Postura do Brasil

Diante desse cenário, o Brasil adota uma postura de precaução, reforçando suas fronteiras e assegurando que seu território não seja utilizado como palco para conflitos regionais. A região amazônica, alvo de interesse internacional, requer cuidados especiais para evitar intervenções externas.

A comunidade internacional observa atentamente o desenrolar dessa disputa, especialmente diante do anúncio de apoio militar dos Estados Unidos e do Reino Unido à Guiana. O Brasil, ao posicionar-se firmemente a favor de seus interesses, busca evitar desdobramentos indesejados na região fronteiriça.

A situação é acompanhada de perto, e o Brasil procura agir com cautela, resguardando seus interesses enquanto a complexidade da disputa territorial se desenrola. O aumento da presença militar brasileira na fronteira visa garantir a estabilidade em meio às incertezas geradas pelo conflito entre Venezuela e Guiana. Continue acompanhando aqui no MeioNorte as atualizações para se manter informado sobre os desdobramentos dessa delicada situação internacional.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES