Khosta-2: vírus semelhante ao da Covid-19 é descoberto na Rússia

Batizado de Khosta-2, o patógeno é da mesma subcategoria de coronavírus e é também uma zoonose

O vírus descoberto na Rússia pode infectar humanos | Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Identificado um novo vírus similar ao Sars-CoV-2, causador da Covid-19, em morcegos na Rússia. Batizado de Khosta-2, o patógeno é da mesma subcategoria de coronavírus e é também uma zoonose, doença que inicialmente circula entre animais. 

Os pesquisadores fizeram um alerta de que testes indicaram que o Khosta-2 tem proteínas que podem levá-lo a infectar humanos. E o que chama a atenção é que os anticorpos de pessoas vacinadas para a Covid, assim como os monoclonais disponíveis hoje como tratamento, não são eficazes em combatê-lo nos estudos.

No caso do coronavírus, ele pertence à subcategoria dos sarbecovírus - Freepik

Resultados dos testes

O grupo que identificou o Khosta-2 foi liderado por cientistas  da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos. Eles publicaram as descobertas sobre o novo vírus, assim como os resultados dos testes com ele em laboratório, na revista científica PLoS Pathogens nesta semana.

“Nossa pesquisa demonstra ainda que os sarbecovírus que circulam na vida selvagem fora da Ásia – mesmo em lugares como o oeste da Rússia, onde o vírus Khosta-2 foi encontrado – também representam uma ameaça à saúde global e às campanhas de vacinas em andamento contra o Sars-Cov-2 (Covid-19)”, afirma o virologista da universidade e autor correspondente do estudo, Michael Letko, em comunicado



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES