Mais duas reféns são libertadas pelo Hamas; Israel confirma liberação

Cidadãs libertadas são idosas israelenses. Braço armado do Hamas afirmou ter tentando devolvê-las na sexta-feira (20), mas que Israel recusou oferta.

Nurit Yitzhak e Yochved Lifshitz foram libertadas do Hamas | Reprodução/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas reféns que estavam sob o poder do Hamas foram libertadas nesta segunda-feira (23). As duas pessoas libertadas foram identificadas como Nurit Yitzhak e Yochved Lifshitz, idosas israelenses. De acordo com Abu Obeida, porta-voz do braço militar do Hamas, o Al-Qassam, as duas pessoas foram libertadas "por razões humanitárias urgentes", graças à mediação do Catar e do Egito. Segundo ele, o grupo tentou libertá-las na sexta-feira (20, mas segundo o Hamas, o governo de Israel se negou a recebê-las.

Leia Mais

"Nós, das Brigadas Al-Qassam, através da mediação egípcio-catariana, libertamos os dois detidos (...) sabendo que o inimigo se recusou desde a última sexta-feira a aceitar o seu recebimento, e ainda negligencia o ficheiro dos seus prisioneiros. Decidimos libertá-los por questões humanitárias, apesar dos crimes de ocupação", afirmou Abu Obeida.

O governo de Israel confirmou a libertação das reféns e, segundo a Reuters, elas já chegaram à passagem de Rafah, nas fronteira da Faixa de Gaza com o Egito.

Esta é a segunda leva de reféns libertados pelo Hamas. Na sexta-feira, duas cidadãs dos Estados Unidos, mãe e filha, foram soltas pelo grupo terrorista. Mas ainda há mais de 200 reféns em poder do grupo que foram sequestradas por terroristas. A ação integrou o ataque perpetrado pelo Hamas no sul de Israel em 7 de outubro, quando homens armados também mataram 1.402 pessoas em solo israelense.

A maioria dos reféns é israelense, mas, segundo as Forças Armadas de Israel, há também cidadãos dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Ucrânia, da Itália e do Brasil entre os reféns. O Itamaraty diz não ter recebido comunicação sobre brasileiros entre os sequestrados.

Nas últimas 24 horas, pelo menos 436 pessoas perderam a vida em Gaza, conforme relatado pelo Ministério da Saúde local, que é controlado pelo Hamas. Desde o início do conflito entre o Hamas e Israel, o número total de mortes na Faixa de Gaza ultrapassou a marca de 5 mil nesta segunda-feira, dia 23.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES