Milhões de estudantes realizam a segunda etapa do Enem 2023 neste domingo (12)

Confira as dicas para se dar bem na maratona de avaliação.

Milhões de estudantes realizam a segunda etapa do Enem 2023 neste domingo | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudantes de todo o Brasil encaram neste domingo (12) a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste último dia, serão resolvidas 90 questões de matemática e ciências da natureza em um período de cinco horas. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, seguindo o horário de Brasília, com a prova iniciando às 13h30 e encerrando às 18h30. Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos, sendo que cerca de 2,8 milhões compareceram no primeiro dia.

É obrigatório ter em mãos uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, além de um documento de identificação válido, seja físico ou digital. Recomenda-se também levar o cartão de confirmação de inscrição, que indica o local da prova.

Aqueles que precisam justificar a presença no exame devem imprimir a declaração de comparecimento disponível na Página do Participante, assinada pelo aplicador no local de prova. Levar lanches e água é aconselhável, considerando a extensão da prova.

Documentos válidos incluem cédulas de identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes com validade como documento de identidade, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação e Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997. Documentos digitais como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e Registro Geral (RG) Digital são aceitos nos respectivos aplicativos oficiais.

Para evitar eliminação, celulares e objetos eletrônicos devem ser desligados e colocados no envelope porta-objetos, lacrado na sala. Óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros e chaves também devem ser guardados no envelope. O participante que se recusar à vistoria pode ser eliminado. Qualquer som emitido pelo celular, mesmo dentro do envelope, resulta em eliminação.

Durante o Enem, é proibido comunicar-se com outras pessoas que não sejam os aplicadores, usar livros, notas, papéis ou impressos, registrar ou divulgar, por imagem ou som, a realização da prova ou qualquer material utilizado. As notas do Enem abrem oportunidades em universidades públicas, bolsas de estudo pelo ProUni e financiamento estudantil pelo Fies. Elas também podem ser usadas para acesso a universidades estrangeiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES