Ministério da Saúde define ordem de vacinação dos trabalhadores da Educação

Além disso, a pasta anunciou também a retomada da imunização por ordem decrescente de faixa etária.

ert | sr
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (28), uma nota técnica definindo a ordem de vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação no país. Além disso, a pasta anunciou também a retomada da imunização por ordem decrescente de faixa etária.

Leia Mais

De acordo com as orientações do documento, ficou definido a seguinte ordem de prioridade para os profissionais da educação: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior.  A pasta começará a enviar doses aos estados, de forma escalonada, para atender a esse público, com outros grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

VEJA A NOTA TÉCNICA NA ÍNTEGRA

MS define ordem de imunização de profissionais da educação (Foto: Ccom)

A justificava para a antecipação da vacinação do grupo, conforme a pasta, diz respeito aos importantes impactos sociais ocasionados pela covid-19 na educação infantil com a necessidade de volta às aulas presenciais. Estes impactos seguramente estão sendo mais importantes justamente nos grupos sociais menos favorecidos e que tem, por exemplo, dificuldade ou mesmo inviabilidade para uma adesão ao ensino à distância. 

“Ressalta-se ainda que as creches e escolas contribuem não apenas para a educação, mas também para a segurança alimentar das crianças, cumprindo ainda outras atribuições sociais importantes”, diz trecho da nota técnica. As recomendações foram pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada nesta quinta-feira (27/5), com representantes do Ministério da Saúde, estados e municípios. 

Para além dos grupos prioritários, entre eles os profissionais da educação, o Ministério da Saúde também inicia paralelamente a vacinação da população geral, entre 18 e 59 anos. Isso porque estados e municípios relataram demanda diminuída dos grupos elencados no plano de vacinação.

Esse grupo poderá começar a ser imunizado de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES