Ministro de Taiwan diz que a China se prepara para invadir a ilha

As autoridades chinesas estão usando a “coerção econômica, ataques cibernéticos e lançamento de mísseis” com o intuito de “enfraquecer Taiwan” publicamente

Ministro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, afirmou que a China está se preparando para invadir a ilha. Segundo ele, os alegados exercícios militares ao redor da ilha são, na verdade, uma preparação para a invasão.

“A China usou os exercícios em seu manual militar para se preparar para uma invasão de Taiwan”, disse Wu em entrevista coletiva, nesta terça-feira (9/8).

De acordo com o ministro, as autoridades chinesas estão usando a “coerção econômica, ataques cibernéticos e lançamento de mísseis” com o intuito de “enfraquecer Taiwan” publicamente.

“A China está claramente tentando dissuadir outros países de interferir em sua tentativa de invadir Taiwan. Em outras palavras, a real intenção por trás desses exercícios militares é alterar o status quo no Estreito de Taiwan”, disse Joseph Wu.

As imagens foram feitas em Pingtan, província de Fujian, que fica a cerca de 150 km da principal ilha de Taiwan. As manobras chinesas afetaram 900 voos e rotas de navios na região.

Leia Mais

As atividades incluem disparos com munição real nas águas e no espaço aéreo. Entre os 11 mísseis lançados, cinco atingiram o mar no Japão, conforme a imprensa local.

Tensão

A viagem de Pelosi foi vista como uma provocação dos Estados Unidos à China, já que Pequim considera a ilha como parte de seu território. O caso provocou uma das maiores crises diplomáticas recentes.

Na terça (2/8), o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China declarou, em nota, que a visita da presidente da Câmara é “uma violação severa do princípio de Uma Só China e das estipulações dos três comunicados conjuntos China-EUA”. “Todos esses atos são muito perigosos. É como se brincassem com o fogo, e quem brinca com o fogo acaba se queimando”, alertou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES