Morre aos 84 anos, Hélio Turco, compositor da escola de samba Mangueira

A informação foi confirmada pela Estação Primavera de Mangueira, sem divulgar a causa da morte

Hélio foi artesão e compositor que colecionou títulos | Thiago Mattos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (08), o compositor Hélio Rodrigues Neves - mais conhecido como Hélio Turco - veio a óbito aos 84 anos. A informação sobre sua perda foi confirmada pela Estação Primavera de Mangueira, sem divulgar a causa da morte.

Hélio Turco é o maior colecionador de vitórias, na categoria “sambas-enredo”, da história da escola Mangueira, com 16 canções selecionadas. Seis destas colheram títulos do Grupo Especial do carnaval carioca. Além disso, o compositor ocupava a presidência de honra da Verde e Rosa.

Leia Mais

"É com enorme pesar que a Estação Primeira de Mangueira informa o falecimento, aos 87 anos, de seu Presidente de Honra Hélio Rodrigues Neves, conhecido carinhosamente por todos como Hélio Turco (...) Em nome da presidenta Guanayra Firmino e toda sua diretoria, a Estação Primeira de Mangueira abraça com todo carinho seus familiares e amigos neste momento de grande dor", anunciou Mangueira, em nota.

Natural de Grajaú, zona Norte do Rio, ele migrou com a família para o Morro da Mangueira quando tinha apenas dois anos de idade.

Em 1957, iniciou a carreira como compositor na escola carioca. Dois anos depois, Mangueira desfilou na avenida com um samba de sua autoria, chamado "Brasil através dos tempos". Nessa edição, a escola conquistou o terceiro lugar na tabela geral de classificação.

Hélio teve sua primeira vitória no carnaval de 1960, com o tema "Carnaval de todos os tempos". Um ano depois, em 1961, ele festejou por seu segundo título, com "Recordações do Rio Antigo".

Em 1968, com o  tema "Samba, festa de um povo", Hélio obteve mais uma vitória para colecionar. Enquanto que, em 1984, o compositor voltou a ficar em primeiro lugar, com a temática "Yes, nós temos Graguinha".

Uma de suas obras de maior reconhecimento, "100 anos de liberdade, realidade ou ilusão", de 1988, tornou-se parte do Hino Oficial do Dia Nacional da Consciência Negra no Estado do Rio de Janeiro.

Informações acerca de seu velório e enterro ainda não foram anunciadas até a última atualização desta matéria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES