Nasa divulga imagem de satélite que mostra o avanço do El Niño

A detecção da chegada do El Niño é possível por meio da análise das medições da temperatura e da altura da superfície oceânica

Nasa divulga imagem de satélite que mostra o avanço do El Niño | Reprodução/Nasa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quarta-feira (21), a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos) divulgou uma imagem de satélite que evidencia o retorno do El Niño. O fenômeno iniciou oficialmente no dia 8 deste mês e se caracteriza pelo aumento da temperatura e do nível do mar no oceano Pacífico, próximo à linha do Equador.

A detecção da chegada do El Niño é possível por meio da análise das medições da temperatura e da altura da superfície oceânica. Isso ocorre devido ao aumento do nível do mar quando há aquecimento do oceano, pois a água mais quente se expande e aumenta de volume. 

A imagem revela anomalias na altura da superfície do mar no oceano Pacífico durante o período de 1º a 10 de junho. As tonalidades de azul representam níveis do mar abaixo da média, enquanto as áreas em branco indicam condições normais. Por outro lado, as regiões em vermelho indicam locais onde o nível do oceano estava acima do normal. 

O El Niño causa modificações na circulação dos ventos alísios, que normalmente sopram de leste para oeste, resultando no transporte de umidade e águas mais quentes da costa das Américas em direção à Ásia e Oceania. Esse fenômeno pode ter impactos globais e, de acordo com a NASA, frequentemente resulta em condições climáticas mais frias e úmidas no sudoeste dos Estados Unidos, enquanto países como Indonésia e Austrália enfrentam períodos de seca. 

Além disso, o El Niño pode resultar em um aumento geral das temperaturas, causar o branqueamento de corais e provocar impactos econômicos significativos. No Brasil, os efeitos mais frequentes incluem um maior risco de secas nas regiões Norte e Nordeste, aumentando a probabilidade de incêndios na Amazônia. 

O mapa do El Niño foi criado utilizando dados obtidos pelos satélites Sentinel e processados por cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL). A agência esclarece que sinais relacionados a ciclos sazonais e tendências de longo prazo foram eliminados para enfatizar as anomalias do nível do mar associadas ao El Niño. 

De acordo com as previsões, espera-se que as condições climáticas relacionadas ao fenômeno se intensifiquem no final do ano, durante o verão no Hemisfério Sul. No entanto, segundo a avaliação do oceanógrafo Josh Willis, do JPL, até o momento, o El Niño de 2023 não está tão avançado quanto em eventos anteriores no mesmo período do ano

(Com informações da Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES