No ES, 26 aves foram sacrificadas para conter disseminação de gripe aviária

Secretaria de Agricultura explicou que procedimento é considerado padrão para evitar a disseminação do vírus

Aves que tiveram contato com outras infectadas foram sacrificadas para evitar disseminação. | Reprodução - Foto: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Espírito Santo, vinte e seis aves foram sacrificadas para conter a disseminação do vírus da influenza aviária (H5N1), que tem rápida disseminação entre esses animais. De acordo com a secretaria da Agricultura do Espírito Santo, as aves foram sacrificadas em decorrência do contato com outras que haviam testado positivo para a doença, a pasta explcou que esse tipo de procedimento é considerado “padrão".

Após a confirmação dos três casos de aves silvestres infectadas com a gripe aviária no Espírito Santo, uma situação inédita no país, pois ainda não haviam sido confirmados casos. Ontem, quarta-feira (17), o Ministério da Saúde também confirmou o primeiro caso suspeito no Brasil da doença, em um humano.

"É uma medida de contenção de foco, com objetivo de proteger a saúde das demais aves que estão no meio ambiente e das pessoas que trabalham com essas aves", informou a secretaria, que apontou ainda que a medida se encontra amparada em decretos e leis federais e estaduais, além de regras normativas do Ministério da Agriculta e Ibama.

As espécies sacrificadas incluem atobás e trinta-réis, um biguá, uma coruja, um bem-te-vi, periquitos-rei e um papagaio-chauá. Já entre as três aves que tiveram a gripe aviária confirmada no estado, duas delas são da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida popularmente trinta-réis-bando, e foram resgatados em Marataízes e no Jardim Camburi, em Vitória.

No Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica (Ipram), na Grande Vitória, desde janeiro estava localizada o terceiro caso confirmado, que é de uma ave migratória da espécie Sula leucogaster, chamada na cidade de atobá-pardo, e foi infectada pelos dois trinta-réis-bando que também estavam lá. Os três ficaram debilitados e morreram dias depois da infecção.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) afirmou estar "mapeando as áreas do foco e realizando vistorias nas propriedades, com o objetivo de proceder à vigilância clínica, buscando ativamente animais com sintomas compatíveis com a doença e realizando um trabalho de educação sanitária com os produtores rurais", segundo os dados da Seag, que tem o conhecimento de que a atual disseminação do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP - H5N1) pode causar graves impactos.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES