Nordeste tem 25 notas mil na redação do Enem 2023; veja ranking!

Durante a coletiva de imprensa sobre os dados da prova, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a participação dos estudantes da rede pública

Nordeste tem 25 notas mil na redação do Enem 2023; veja ranking! | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Nordeste, destacou-se o desempenho excepcional de 25 estudantes que alcançaram a pontuação máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Essa conquista representa impressionantes 41,6% das notas mil em todo o país. Os estados mais proeminentes nesse feito foram o Piauí e o Rio Grande do Norte, ambos com 6 estudantes atingindo a pontuação máxima na redação. As provas foram realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, com reaplicação em 12 e 13 de dezembro.

Estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem

EstadoNotas mil
Alagoas0
Bahia4
Ceará4
Maranhão0
Paraíba0
Pernambuco2
Piauí6
Rio Grande do Norte6
Sergipe3
Brasil60

Nesta terça-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados, revelando que, dos 60 candidatos que obtiveram a nota máxima na redação, quatro provenientes da rede pública de ensino. Esse número representa um aumento notável em relação a 2022, quando apenas 18 redações alcançaram a pontuação máxima. As notas individuais dos participantes estão acessíveis desde as 10h30 na Página do Participante, possibilitando que cada candidato analise seu desempenho de maneira detalhada.

Durante a coletiva de imprensa sobre os dados da prova, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a participação dos estudantes da rede pública. Além disso, ele anunciou um estímulo adicional para os candidatos que realizarem o Enem. Como parte da lei que prevê a bolsa do ensino médio, a ser sancionada nesta terça-feira, será destinado um valor para incentivar ativamente a participação dos candidatos no exame.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES