Números alarmantes de incidentes aéreos em 2024 despertam preocupação; 700 em 3 meses

Recorde de fatalidades e aumento de incidentes aéreos refletem situação preocupante em 2024.

Queda de aeronave em Ilha Bela deixou quatro pessoas mortas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos primeiros meses de 2024, já foram registrados 700 incidentes aéreos e 42 acidentes, marcando um recorde de índice de fatalidade desde 2016. Este ano, o índice de fatalidade atingiu 52,4, o maior desde 2016, quando foi de 63,4. Esses dados, obtidos através da relação entre o total de fatalidades e o total de acidentes, refletem um quadro preocupante no setor aéreo.

RECORDE DE INCIDENTES - Os números do Painel Sipaer (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), uma ferramenta do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apontam o aumento de casos desses incidentes desde 2023. No ano passado, foram registrados 1.177 incidentes, o maior número desde 2014, quando teve início a série histórica. Além disso, houve 155 acidentes, ficando apenas abaixo dos 167 acidentes de 2018.

OCORRÊNCIAS NO PRIMEIRO MÊS DO ANO - Somente na primeira semana de 2024, três acidentes aéreos chamaram atenção no país. Entre eles, destaca-se o ocorrido entre os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, quando um helicóptero com quatro passageiros partiu de São Paulo com destino a Ilhabela, no Litoral Norte do estado, e acabou caindo na serra do mar. As buscas pela aeronave duraram 12 dias.

Outro incidente que chamou atenção foi a queda de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas Gerais, no bairro Vista Alegre, em Belo Horizonte (BH), enquanto transportava uma vítima de outro acidente, no dia 8 de janeiro.

MAIS OCORRÊNCIAS EM FEVEREIRO - Em fevereiro, pelo menos dois casos foram noticiados nacionalmente. Um deles foi o do helicóptero que desapareceu no dia 19 com ao menos três pessoas a bordo, incluindo um servidor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A aeronave foi encontrado submersa no dia 21 de fevereiroem Goianésia do Pará, no Sudeste do Estado.  

No dia 20 de fevereiro, um helicóptero caiu em Barueri, Grande São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros. Ao menos sete pessoas estavam na aeronave.  Segundo os bombeiros, o acidente aconteceu perto do mercado Hugão, no bairro Chácaras Marco.A aeronave caiu em um trecho de mata e não atingiu nenhum imóvel.

Com informações de IG



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES