OMS desaconselha uso de adoçantes para perda de peso; veja os riscos

Há maiores chances de pessoas que utilizam esses produtos por muito tempo desenvolverem diabetes tipo 2

OMS desaconselha uso de adoçantes para perda de peso; veja os riscos | Reprodução/Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta segunda-feira (15), os adoçantes não são uma solução eficaz para o controle de peso em longo prazo e podem apresentar efeitos colaterais prejudiciais à saúde se utilizados por um período prolongado. Entre os possíveis efeitos negativos estão o aumento do risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.

Devido a esses riscos, a OMS desaconselha o uso de adoçantes e sugere que as pessoas cortem o consumo de doces em geral da dieta. Além disso, recomenda que esse hábito seja adotado desde cedo para promover uma vida mais saudável.

"A substituição de açúcares livres (açúcares refinados e naturais encontrados em frutas, mel e outros) por adoçantes não oferece nenhum benefício a longo prazo em termos de redução da gordura corporal em adultos ou crianças", Organização Mundial da Saúde.

Entre os produtos específicos que não são recomendados estão acessulfame-K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, bem como estévia e seus derivados. "As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos que naturalmente contêm açúcares, como frutas, ou alimentos e bebidas que não sejam doces", disse o diretor de nutrição e segurança alimentar da OMS, Francesco Branca.

Essa recomendação se aplica a todas as pessoas, exceto àquelas com diabetes preexistente. A OMS também afirmou que essa nova recomendação inclui adoçantes sintéticos, naturais ou modificados "que não são classificados como açúcares encontrados em bebidas e alimentos industrializados" ou que são vendidos separadamente para serem adicionados pelo consumidor. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) esclareceu que sua posição sobre adoçantes não se estende a produtos de higiene ou cuidados pessoais que possam conter adoçantes, como pasta de dente, cremes para a pele ou medicamentos. Além disso, a posição da OMS não inclui açúcares de baixa caloria ou álcoois de açúcar, que são derivados do açúcar e contêm calorias. Esses produtos não são considerados adoçantes. As recomendações da OMS se baseiam na revisão de evidências científicas e fazem parte dos esforços para promover hábitos alimentares saudáveis e dietas de qualidade, reduzindo o risco de doenças crônicas em todo o mundo.

Com informações da Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES