Onda de calor recorde atinge o país; veja os estados mais afetados

A partir desta terça-feira, 22 de agosto, segundo o Climatempo, os termômetros irão subir devido a uma grande massa de ar quente e seco que cobre grande parte do território brasileiro.

Previsão de temperatura máxima para o dia 22 de agosto de 2023, às 15h | Reprodução/INMET
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma onda de calor prevista para persistir até pelo menos sábado, dia 26, tem o potencial de estabelecer recordes de temperatura no Brasil. De acordo com a análise dos meteorologistas, o calor que o país enfrentará nesta terceira semana de agosto é mais típico de setembro e outubro.

A partir desta terça-feira, 22 de agosto, segundo o Climatempo, os termômetros irão subir devido a uma grande massa de ar quente e seco que cobre grande parte do território brasileiro. Segundo as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), seis estados, além do Distrito Federal, enfrentarão os impactos mais significativos: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Embora o inverno de 2023 já tenha sido caracterizado por temperaturas elevadas em algumas regiões, o destaque desta previsão é que o aumento das temperaturas ocorrerá simultaneamente em diversos estados de diferentes partes do país, e com valores ainda mais altos.

Nos primeiros 21 dias deste mês, já foram observados picos de calor em todo o Brasil. Em Cuiabá, em 10 de agosto, os termômetros atingiram 40,4°C, estabelecendo um novo recorde de temperatura máxima do ano no país, de acordo com as medições realizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A média de temperatura na região para o mês é de 34,7°C.

As regiões que sentirão mais intensamente o aumento das temperaturas são o Sudeste e o Centro-Oeste, com máximas próximas ou acima de 40ºC em muitos locais.

Em São Paulo, o pico de calor deverá ocorrer entre quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24, com máximas variando entre 32°C e 34°C. No Rio Grande do Sul, são esperadas máximas entre 32°C e 34°C em várias partes do estado.

No Rio de Janeiro, são previstas máximas de 36°C a 39°C à tarde em muitas cidades, especialmente nas proximidades da costa, de acordo com o serviço meteorológico MetSul. Para o Triângulo Mineiro, são esperadas máximas entre 37°C e 40°C durante a tarde de quarta-feira, 23.

Corredor de vento contribui para o calor

Segundo a MetSul, o calor extremo é resultado da atuação de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, transportando o ar quente do Norte do Brasil em direção ao Sul e ao Sudeste. Desta vez, essa corrente vem do leste da região dos Andes, no Chile, enquanto normalmente ela costuma vir da Bolívia ou do Centro-Oeste do Brasil.

Com uma extensão de centenas de quilômetros, ela se forma no sul da região amazônica e percorre um caminho até a Bacia do Rio da Prata, abrangendo o sul do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Esse transporte de ar quente é comum antes da chegada de frentes frias e ciclones.

Extremos climáticos: do calor intenso à geada

Por outro lado, ao longo da terça-feira, 22 de agosto, uma frente fria avançará em direção ao sul e leste do Rio Grande do Sul, trazendo chuvas e risco de tempestades. Enquanto isso, nas regiões oeste e noroeste, o clima permanecerá quente. A instabilidade também afetará o leste de Santa Catarina.

Na quarta-feira, a instabilidade climática estará concentrada no Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuvas e tempestades. Na quinta-feira, o sistema se deslocará também para parte de Santa Catarina e do Paraná, onde a instabilidade será significativa.

Na sexta-feira, espera-se uma quantidade substancial de chuva, com alto risco de condições climáticas severas em Santa Catarina e no Paraná. Nesse período, a frente fria já terá alterado o clima, trazendo chuvas e tempestades para áreas de São Paulo e do Centro-Oeste.

À medida que a frente fria se afasta, uma massa de ar frio de origem polar, bastante intensa, invadirá o Sul do Brasil no final da semana.

Isso resultará em uma queda acentuada nas temperaturas, levando a mínimas bastante baixas e à possibilidade de formação de geada. Ao mesmo tempo, a frente fria continuará a afetar outras regiões, trazendo chuvas e possíveis tempestades isoladas para muitas áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Previsão de chuva por região

De acordo com o modelo numérico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados de chuva são previstos no noroeste do país e em áreas do leste do sudeste (indicadas em tons de verde e amarelo no mapa).

Na maior parte do Brasil, principalmente em áreas centrais e no interior do nordeste, prevê-se predominância de altas temperaturas, tempo seco e baixa umidade praticamente durante toda a semana (indicado em tons brancos).

Norte: São previstos volumes de chuva superiores a 30 milímetros no noroeste do Amazonas. Nas demais áreas, como Pará, Amapá e Tocantins, o tempo seco predominará.

Nordeste: A previsão é de tempo seco e sem chuvas, com valores baixos de umidade relativa, especialmente em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no interior da região. Pode haver acumulados baixos de chuva no litoral sul da Bahia.

Centro-Oeste: A persistência de uma massa de ar quente e seco manterá o tempo estável e sem chuvas. Poderá haver valores baixos de umidade relativa do ar, inferiores a 20%, principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.

Sudeste: O tempo permanecerá seco e sem chuvas, principalmente nas áreas do oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e norte de Minas Gerais. No norte de Minas, pode haver valores baixos de umidade relativa do ar, inferiores a 30%, enquanto áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais poderão ter volumes de chuva superiores a 30 mm no início da semana, devido a um sistema de baixa pressão.

Região Sul: A presença de uma frente fria sobre o oceano no começo da semana agravará as áreas de instabilidade, resultando em quantidades de chuva acumulada que podem exceder 10 mm no Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina. Enquanto isso, no oeste da região, especialmente no Paraná, a previsão indica um período predominantemente seco e livre de chuvas durante a maior parte da semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES