Julho de 2023 deverá ser o mês mais quente da história, afirma a Nasa

Observações meteorológicas da agência americana apontam para “mudanças sem precedentes no mundo todo”

Julho de 2023 deverá ser o mês mais quente da história, afirma a Nasa | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com Gavin Schmidt, climatologista-chefe da NASA, o mês de julho de 2023 está projetado para se tornar o mais quente em "centenas, senão milhares, de anos". Além disso, a agência espacial americana prevê que as temperaturas continuarão a subir em 2024, alcançando níveis ainda mais elevados. O alerta é mais um indicativo preocupante do contínuo aquecimento global e seus impactos no clima. 

Nas últimas semanas, ferramentas de medição da União Europeia (UE) e da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, têm utilizado uma combinação de dados provenientes de satélites, aviões, drones e navios para gerar estimativas preliminares. Essas estimativas têm revelado recordes diários de calor, ressaltando a intensidade das condições climáticas extremas.

"Estamos vendo mudanças sem precedentes no mundo todo. As ondas de calor que vemos nos EUA, na Europa e na China estão quebrando recordes", disse Schmidt em coletiva de imprensa em Washington para divulgar um resumo das últimas observações meteorológicas da Nasa.

O climatologista destacou que, embora as estimativas possam apresentar algumas diferenças entre si, a tendência de calor extremo é evidente e provavelmente será corroborada nos relatórios mensais mais detalhados a serem emitidos pelas agências dos EUA. A crescente incidência de altas temperaturas é um indicador preocupante do cenário climático atual. 

Schmidt salientou ainda que os efeitos não podem ser atribuídos apenas ao fenômeno climático El Niño, que, "na verdade, acaba de começar". O climatologista alertou sobre a possível continuidade da tendência de aumento das temperaturas, principalmente devido ao contínuo lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera. Essa preocupação ressalta a importância de ações urgentes e efetivas para mitigar as mudanças climáticas e seus impactos potencialmente devastadores. 

Os fenômenos climáticos em curso aumentam consideravelmente a probabilidade de 2023 ser o ano mais quente já registrado. De acordo com os cálculos de Schmidt, a chance de esse cenário ocorrer é estimada em 50%. No entanto, é importante notar que outros cientistas sustentam estimativas ainda mais alarmantes, chegando a falar em uma probabilidade de 80%.  

(Com informações da Deutsche Welle)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES