Papa Francisco recebe alta do hospital após 9 dias internado em Roma

Francisco estava recebeu alta na manhã desta sexta-feira (16), pelo horário local. Pontífice precisou ser hospitalizado por causa de cirurgia no intestino

Papa Francisco recebeu alta nesta sexta-feira (16), após nove dias internado | Foto: REUTERS/Remo Casilli
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Papa Francisco recebeu alta do hospital em Roma na manhã desta sexta-feira (16), horário local, após ter sido internado por nove dias para uma cirurgia no intestino. O procedimento cirúrgico realizado tinha como objetivo corrigir uma laparocele, uma hérnia que se desenvolve sobre uma cicatriz, geralmente proveniente de uma cirurgia anterior.

De acordo com os médicos do Hospital Gemelli, o Papa, que tem 86 anos, não teve complicações durante o período de recuperação. Na quinta-feira (15), o Vaticano divulgou as primeiras fotos do Papa desde a cirurgia, onde ele aparece visitando o Serviço de Oncologia Pediátrica e Neurocirurgia Infantil do hospital. Esta é a segunda vez neste ano que o Papa precisou ser internado. Em março, Francisco foi hospitalizado para tratar de uma bronquite.

Leia Mais

O Papa Francisco, de 86 anos, foi submetido a uma cirurgia no intestino na tarde da última quarta-feira (7), no hospital Gemelli, em Roma, de acordo com um comunicado do Vaticano. Espera-se que o pontífice fique internado por alguns dias. A cirurgia foi necessária para corrigir uma laparocele, uma hérnia que pode se formar sobre uma cicatriz decorrente de cirurgia anterior, bem como devido à obesidade ou fraqueza dos músculos da parede abdominal.

A equipe médica do hospital decidiu pela cirurgia, que será realizada sob anestesia geral, devido às oclusões intestinais dolorosas causadas pela condição. Na terça-feira (6), Francisco foi submetido a uma série de exames no mesmo hospital.

Sobre a doença

A hérnia é um problema que se dá quando um pequeno pedaço de órgãos digestivos escapa por um pequeno espaço que se abre nas camadas de músculo ou outros tecidos que revestem e protegem essa parte do corpoEsse espaço costuma aparecer por causa de malformações ou porque estas paredes protetores ficam enfraquecidas. O órgão que escapou pode sofrer com estrangulamentos e a restrição da chegada de sangue na região.

Não é comum que as hérnias apresentem muitos sintomas no estágio inicial. No entanto, é preciso ficar atento, pois se não forem diagnosticadas e tratadas, elas podem provocar dores e inchaço. Com o passar do tempo estes sintomas podem se agravar, as dores podem ficar mais intensas, causando dificuldades para evacuar, tossir, levantar peso ou ficar em pé por longos períodos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES