Passageiros souberam que submersível implodiria 1 minutos antes, diz estudo

A intensidade da força a que os passageiros foram submetidos foi tão extrema que eles “se amontoaram uns sobre os outros” na parte dianteira

Passageiros souberam que submersível implodiria 1 minutos antes, diz estudo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com um estudo realizado por um engenheiro especializado em submarinos para o site espanhol NIUS, os cinco passageiros a bordo do submersível Titan foram informados sobre a iminente implosão cerca de um minuto antes do evento. O estudo revelou que as vítimas tomaram conhecimento de que a implosão ocorreria em algum momento entre 48 e 71 segundos antes. Durante esse período, José Luis Martín, o engenheiro responsável pelos cálculos, estimou que o submersível afundou verticalmente por 900 metros, em uma descida que ocorreu "sem qualquer controle". 

O submersível Titan despencou "como uma pedra", de acordo com o relato do engenheiro. A intensidade da força a que os passageiros foram submetidos foi tão extrema que eles "se amontoaram uns sobre os outros" na parte dianteira da cápsula. Martín descreveu a experiência como algo saído de um filme de terror.

Passageiros souberam que submersível implodiria 1 minutos antes, diz estudo - Imagem: Reprodução

Além disso, os passageiros tinham plena consciência do que estava acontecendo. Segundo o especialista, a situação foi ainda pior devido ao fato de as cinco pessoas a bordo estarem no escuro e sem meios de comunicação com a superfície. Essa falta de comunicação ocorreu devido a uma falha elétrica no submersível.

Martín concluiu que a alavanca de emergência não foi acionada, após analisar o protocolo de utilização do dispositivo. De acordo com suas avaliações, o equipamento não era considerado "adequado" para ser acionado em situações críticas.

Empresa suspende atividades

Na quinta-feira (6), a OceanGate anunciou a suspensão de suas atividades sem fornecer uma explicação para tal decisão. No entanto, mesmo no domingo (9), a empresa continua anunciando em seu site uma expedição planejada para maio de 2024 no arquipélago dos Açores, em Portugal. 

Entenda o caso

No dia 18 de junho, o submersível batizado de "Titan" mergulhou com o objetivo de explorar os destroços do Titanic, localizados no Atlântico Norte. Cerca de uma hora e 45 minutos após o mergulho, o barco de apoio na superfície, o quebra-gelo Polar Prince, perdeu contato com o submersível, de acordo com a Guarda Costeira dos Estados Unidos.

A expedição contava com um piloto e quatro passageiros, incluindo Stockton Rush, presidente da OceanGate, o bilionário Hamish Harding, Shahzada e Suleman Dawood, um empresário paquistanês e seu filho, e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e considerado um dos maiores especialistas no naufrágio do Titanic.

As autoridades canadenses relataram que o submersível foi considerado desaparecido cerca de 700 quilômetros ao sul de São João da Terra Nova, capital da província canadense de Terra Nova e Labrador, na área onde ocorreu o naufrágio do Titanic em 1912.

(Com informações da Folhapress/UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES