Piranhas: Barragem do Bezerro é repovoada com 1 milhão de alevinos

Os alevinos foram produzidos na estação de piscicultura do DNOCS.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) na manhã desta segunda-feira (17), está repovoando com 1.000.000.000 de alevinos (filhotes de peixe) variados, como tilápia, tucunaré, curimatá, traíra dentre outros, atendendo solicitação da Associação dos Pescadores, Associação dos Barraqueiros e da Prefeitura Municipal, localizadas na cidade José de Freitas, Piauí.

Os alevinos foram produzidos na estação de piscicultura do DNOCS, os quais são distribuídos nos açudes de regiões que ainda dispõem de condições de água para repovoamento sem comprometer sua capacidade de desenvolvimento. De início, estão sendo colocados 210. 000 mil alevinos e periodicamente será repovoada a Barragem com 250.000 alevinos até chegar ao limite sugerido pelo DNOCS, que é de um milhão de filhotes de peixe.

De acordo com o coordenador Estadual do DNOCS, Djalma Bezerra, que esteve no local, apesar dos problemas de recarga dos açudes em decorrência das poucas chuvas invernosas, o DNOCS continua com seu trabalho de produção e distribuição de alevinos para prover as populações rurais de alimento de alto valor nutricional.

Além disso, o repovoamento da Barragem irá conter até mesmo, o ataque das piranhas à banhistas que desfrutam da mesma, pois devido ao baixo número de peixes predadores das piranhas, sendo o tucunaré e traíra, como também , ao baixo nível de água, as mesmas estavam atacando e até afastando os banhistas do local.

Depois de ataques das piranhas ferirem mais de 100 pessoas nos últimos anos, o local, que é o principal ponto turístico da cidade localizada a 50 quilômetros de Teresina, foi interditado pela SEMAT (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo) do município, sendo que com esta medida tomada, será possível resolver este problema que assusta aos turistas e até mesmo à população, promovendo tranquilidade e retorno dos mesmos ao local, ainda deixando a barragem propícia para banho.

Além do coordenador do DNOCS, o Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Romildo Mafra, o Prefeito Josiel Batista, o Comandante da 3ª CIA do 5º BPM Capitão Carlos Augusto, o Promotor de Justiça Flávio Texeira, o Biólogo Erivelton Teixeira e o Presidente da Associação dos Barraqueiros Elisvaldo Saraiva (Pampa) também estiveram no local.

Clique aqui e confira mais notícias do Meio Norte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES