Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2023 encerra hoje

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para pagar via Pix, basta ao candidato acessar o QR code

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2023 encerra hoje | Reprodução/Escola Educação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje, quarta-feira (21), é o último dia para efetuar o pagamento da taxa de R$ 85, que corresponde à inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pagamento do valor, que confirma a participação do candidato, pode ser efetuado por meio de Pix, cartão de crédito, débito em conta ou boleto gerado na Página do Participante. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para realizar o pagamento via Pix, o candidato precisa acessar o QR code presente no boleto.

“Quem é isento não precisa fazer o pagamento. Entretanto, a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência [na edição de 2022] não significa que a inscrição no Enem 2023 foi realizada. De qualquer forma, é necessário se inscrever para participar”, informou o instituto, em nota.

Depois de concluir a inscrição do Enem 2023 na Página do Participante, o candidato deve entrar em “Pagamento/Isenção”, na página inicial. Lá, é preciso clicar no botão azul “Baixe o seu boleto”. O boleto será aberto em uma nova página. Clique no botão “imprimir” no final da tela. Em vez de selecionar uma impressora, opte por “salvar como PDF”. O boleto será salvo como arquivo de PDF na pasta de downloads do computador ou do celular. Para efetivar o pagamento, copie o código de barras no aplicativo de seu banco. Se preferir, imprima o boleto e pague em um banco ou casa lotérica. 

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão programadas para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro em todo o território brasileiro. O edital contendo o cronograma e as diretrizes para o Enem 2023 foi publicado no início deste mês. Além de fornecer as datas e os horários das provas, o documento apresenta informações detalhadas sobre os documentos necessários e as responsabilidades dos participantes, incluindo situações que podem levar à eliminação do candidato.

Os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados no dia 24 de novembro no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados individuais serão divulgados em 16 de janeiro de 2024, também no mesmo site. O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal forma de acesso à educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). 

(Com informações do R7)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES