Mais de 4,6 milhões de estudantes fazem inscrição do Enem

As provas do Enem estão agendadas para os dias 5 e 12 de novembro em todo o país.

Provas do Enem serão aplicadas em novembro | Tomaz Silva/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de pré-inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano alcançou a marca de 4.673.333, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo de inscrições encerrou na última sexta-feira (16). Essa quantidade representa um aumento de 8,2% em comparação a 2022, quando foram registradas 4.318.324 inscrições.

O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou o número e ressaltou que ele reverte uma tendência de queda histórica. Nas redes sociais, o ministro afirmou: "O Inep recebeu 4.673.333 pré-inscrições para o Enem deste ano, revertendo uma curva histórica de queda. Estamos trabalhando para que nossos jovens possam voltar a sonhar com mais oportunidades e conquistar seu diploma universitário".

Desde 2017, o número de pessoas inscritas para o Enem tem apresentado queda. Naquele ano, 6,1 milhões de candidatos se inscreveram, mas em 2022, esse número caiu quase pela metade, com pouco mais de 3,3 milhões de inscritos. Os dados recentes divulgados pelo Inep podem indicar uma inversão dessa tendência, porém, será necessário aguardar a confirmação das inscrições para obter o número final de participantes.

Leia Mais

Aqueles que não são isentos da taxa precisam efetuar o pagamento no valor de R$ 85 até a próxima quarta-feira (21) para confirmar a inscrição. As opções de pagamento incluem pix, cartão de crédito, débito em conta ou boleto gerado na Página do Participante. Os candidatos que têm direito à isenção, totalizando 2.155.238 (46,1% do total de inscrições), estarão isentos da taxa e farão o exame gratuitamente, de acordo com o Inep.

As provas do Enem estão agendadas para os dias 5 e 12 de novembro em todo o país. O edital com o cronograma e as diretrizes para o Enem 2023 foi publicado no início deste mês. O edital contém informações sobre a documentação necessária e as obrigações dos participantes, incluindo situações que podem levar à eliminação do candidato. Os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados em 16 de janeiro de 2024, também no mesmo site.

O Enem é um exame que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final do ensino médio, sendo uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam os resultados do Enem como critério em seus processos seletivos. O exame também é utilizado como referência para acessar benefícios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES