A prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, esteve reunida nesta quarta-feira(16), com o Tenente Coronel Costa, no município, para tratar da situação da cheia do Rio Longá, que preocupa com o aumento das chuvas.

Além da equipe do Corpo de Bombeiros, estiverem presentes, o coordenador da Defesa Civil do município, Patrócolo Silveira, o secretário de Assistência Social Valter Sousa, o secretário de Meio Ambiente, Alcione Carvalho e o secretário de administração José Ângelo.

Prefeita se reuniu com equipe do Corpo de Bombeiros - Divulgação AscomPrefeita se reuniu com equipe do Corpo de Bombeiros - Divulgação Ascom

Vistoria é necessária

A equipe dos bombeiros juntamente com a prefeita realizaram uma visita técnica ao parque Ecológico Cachoeira do Urubu, onde a gestora solicitou a ajuda e a vinda de uma equipe do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança aos turistas e banhistas que visitam o parque no período de inverno.

"Nós temos uma das mais bonitas cachoeiras do Brasil e neste período de semana santa é muito visitado, por isso estamos fazendo esta visita técnica com a equipe dos Bombeiros para que seja feito um trabalho preventivo para evitar acidentes com turistas e banhistas", disse a prefeita.

Image captionImage caption

Chuvas

"A nossa visita aqui na cidade de Esperantina atendendo uma solicitação da prefeita Ivanária Sampaio, onde tratamos da situação de alagamento ocorrido em decorrência do inverno e também a presença de Bombeiros na Cachoeira do Urubu, aos finais de semana e durante toda a semana santa e hoje estamos fazendo um levantamento dos pontos principais a serem trabalhados, como acesso a banho e áreas de risco", comentou o Ten. Coronel.

Cheia do rio Longá preocupa e prefeita busca apoio de Corpo de Bombeiros - AscomCheia do rio Longá preocupa e prefeita busca apoio de Corpo de Bombeiros - Ascom

Rio Longá

O rio Longá nasce na lagoa do Mato ou do Longá, no município de Alto Longá. Sua direção segue de sul para norte e curso de 320 Km. Seu leito começa em Alto Longá e passa por diversos municípios como Coivaras, Altos, Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Boqueirão do Piauí, Boa Hora, Barras, Batalha, Esperantina, Piracuruca, Joaquim Pires e Buriti dos Lopes, onde deságua.

Parque Ecológico Cachoeira do Urubu - reprodução internetParque Ecológico Cachoeira do Urubu - reprodução internet

Parque Ecológico Cachoeira do Urubu

O local, que recebe turistas, em período de cheias do rio Longá, é alvo de atenção. Com suas belas paisagens, ele atrai pessoas de todo o Piauí que querem ver o espetáculo de suas águas, mas merece cuidados nesta época do ano. 

A 180 km de Teresina, é um dos atrativos mais visitado pelos turistas no Piauí. Localizado entre os municípios de Esperantina e Batalha, ele passou pela primeira etapa das obras do projeto de revitalização. A iniciativa foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).