Prefeitura de Teresina inaugura sedes do Abrace Nós e da Família Acolhedora

A solenidade marcou a comemoração do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, instituído hoje (22).

Prefeitura de Teresina inaugura sedes do Abrace Nós e da Família Acolhedora | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), inaugurou, na manhã desta terça-feira, (22), as reformas das sedes dos programas Abrace Nós e Família Acolhedora. A solenidade marcou a comemoração do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, instituído hoje (22). 

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que recebeu uma homenagem, por meio da placa “Prefeito da Inclusão”, conta que tem trabalhado para fomentar a inclusão social.

Prefeitura de Teresina inaugura sedes do Abrace Nós e da Família Acolhedora- Foto: Divulgação

Leia Mais

“Inclusão é a palavra! A nossa gestão, inclusive, aqui na Semcaspi, com o secretário Allan, tem trabalhado para que a sociedade, principalmente, os excluídos, sejam mais ainda abraçados. Este é um momento de Deus, estamos presenciando mais ações para aqueles que mais precisam”, pontuou.

Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, as unidades vêm ganhando melhorias estruturais com adequações, de acordo com a necessidade do serviço e dos públicos.

“No início de 2021, recebemos nossas unidades bem danificadas, com carências de coisas mais básicas, de papel, ar-condicionado, de pintura e retelhamento. Em um ano de gestão, conseguimos avançar no sentido de dar mais qualidade no atendimento ao público e melhores condições de trabalho para nossos servidores. Agora, na sede Família Acolhedora encontramos um ambiente arejado, agradável e confortável. Para o Abrace Nós, possibilitamos um espaço mais organizado e com acessibilidade”, esclareceu.

Janete Caminha, coordenadora do Programa Abrace Nós, ressalta que muito já se avançou e que a meta é avançar mais em prol das pessoas com deficiência. “Eu sou grata ao Dr. Pessoa e ao secretário Allan por me dar a possibilidade de atuar com este público, pessoas com deficiência. Todos os dias é uma chuva de emoções, por ouvirmos histórias e ao mesmo tempo podermos encaminhar aos serviços e também a uma capacitação e ao mercado de trabalho”, pontuou.

Para Lorenna Batista, coordenadora do Programa Família Acolhedora, a meta é avançar com a proposta do programa, que é realizar o acolhimento temporário, possibilitando às crianças e adolescentes que estão nos abrigos conhecer outras vivências.

“O nosso maior objetivo é que as famílias teresinenses tenham conhecimento do que a gente faz como acontece nosso trabalho e que venham nos visitar para poder conhecer nosso novo espaço. A ideia é ampliar o número de famílias que acolhem, de forma temporária, crianças e adolescentes que estão em abrigos”, destacou. 

LUTA CONTRA O PRECONCEITO

Vitória Gabriele, de 21 anos, é assistida do Programa Abrace Nós, e conta com sentimento de gratidão sobre a felicidade de conseguir o primeiro emprego.

“Se já é difícil para uma pessoa sem deficiência conseguir um emprego, tendo deficiência é mais difícil ainda, principalmente por conta do preconceito. O que eu quero reforçar é que, para o sucesso, não há limites. Não desistir jamais! Todo mundo vai achar que você é incapaz, mas cabe a você mostrar que você é capaz sim”, reforçou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES