Receita recebe mais de 40 milhões de declarações; número supera expectativa

O número ultrapassou as expectativas, já que a estimativa inicial era de recebimento de 39,5 milhões de declarações.

Receita Federal anuncia que envios de declarações superaram expectativa para este ano | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 40 milhões de contribuintes já haviam enviado suas declarações à Receita Federal até as 18h40 desta quarta-feira (31/05), último dia para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Os dados são da própria Receita, que ressaltou que o número ultrapassou as expectativas, já que a estimativa inicial era de recebimento de 39,5 milhões de declarações. 

Segundo José Carlos da Fonseca, Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, o número de declarações enviadas até o momento, se deve, muito provavelmente, à facilidade proporcionada pelos avanços tecnológicos da pré-preenchida, que foi implementada pela Receita Federal este ano e que agiliza o processo de preenchimento da declaração. 

Outro possível motivo é o aumento das declarações retificadoras. A Receita informou que no ano passado, foram registradas 2.370.762 declarações retificadoras no fim do prazo. Este ano, o número aumentou e já são 3.156.003, o que, segundo o Fisco, demonstra que os contribuintes estão buscando informações para que possam regularizar suas declarações. 

"É importante ressaltar que aqueles que são obrigados a entregar a declaração e não o fizerem dentro do prazo estarão sujeitos a multas. A multa correspondente é de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, com limite máximo de 20% do valor total do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. Portanto, é fundamental que os contribuintes concluam suas declarações antes do horário limite, evitando transtornos e garantindo o cumprimento de suas obrigações fiscais. Não deixe para última hora!", destacou a Receita Federal.

Segundo a Receita, o sistema de envio ficará fechado a partir da meia-noite e só vai reabrir, nesta quinta-feira, 1 de junho, às 8h da manhã, quando o envio em atraso já gerará multa.

Restituição

Nesta quarta-feira (31), a Receita Federal efetuou o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. Esse lote, que é histórico, totalizará R$ 7,5 bilhões distribuídos entre mais de 4 milhões de contribuintes. É importante ressaltar que mais de 95% dos beneficiados nesse primeiro lote da restituição do IRPF são considerados prioridades legais, englobando idosos, pessoas com deficiência e contribuintes cuja principal fonte de renda provém do magistério. 

Além dos contribuintes prioritários, também estão incluídos no primeiro lote aqueles que não se enquadram nessas categorias. Alguns critérios que permitiram essa inclusão antecipada foram o envio da declaração antes do dia 10 de maio, o uso do documento pré-preenchido e a opção de receber a restituição por meio do sistema de pagamento Pix. 

Para saber se vai receber a restituição nesta quarta-feira ou se o pagamento ficou para os próximos lotes, o contribuinte pode fazer a consulta online. Para isso, é necessário acessar a página de restituição no site da Receita Federal e preencher os dados solicitados. A consulta também pode ser feita através do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e para iOS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES