Rei Charles III faz seu 1º discurso: “Vou tentar servir com lealdade”

Cerimônia oficial começa às 10h (6h da manhã em Brasilia) no Palácio Saint James, em Londres. Coroação ainda pode demorar meses.

Charles III faz o primeiro discurso como rei e será proclamado no sábado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O rei Charles III será proclamado monarca oficialmente neste sábado (10), em cerimônia do Conselho de Sucessão no Palácio de Saint James, em Londres. O evento está marcado para começar às 10h (6h da manhã em Brasília), segundo informações do Palácio de Buckingham.

Charles irá assinar um juramento para defender a Igreja e aprovar Ordens do Conselho que facilitem a continuidade do governo.

Charles III faz o primeiro discurso como rei (Foto: BBC News)Nesta sexta-feira (09), cerca de 2.000 pessoas participaram do culto com oração e reflexão. Na presença dos enlutados de alto nível - incluindo a primeira-ministra Liz Truss, o líder da oposição Sir Keir Starmer e o prefeito de Londres Sadiq Khan, Charles fez seu primeiro pronunciamento, às 18 horas no horário de Londres (14 horas de Brasília). O rei discursou em profunda tristeza ao lembrar dos bons feitos da rainha Elizabeth II.

"Minha família tem uma dívida sincera com minha mãe. Falo-vos hoje com sentimentos de profunda tristeza, diz o Rei. Ao longo de sua vida, a Rainha, minha amada mãe, foi uma inspiração e um exemplo para mim e para toda minha família. Devemos a ela a dívida mais sincera que qualquer família poderia ter para com sua mãe, por seu amor, carinho, orientação e exemplo. 'Sua dedicação nunca vacilou. Ela fez sacrifícios ao dever, diz o rei. Sua dedicação e devoção como soberana nunca vacilaram, em tempos de mudança e progresso, em tempos de alegria e celebração, e em tempos de tristeza e perda”, iniciou.

O rei lembrou do compromisso assumido pela rainha em 1947, e que definiu toda a sua vida. Charles, trouxe o sentimento de gratidão aos países onde a Elizabeth foi chefe de Estado.

"Ao lado da dor pessoal que toda a minha família está sentindo, também compartilhamos com muitos de vocês no Reino Unido, em todos os países onde a rainha foi chefe de Estado, na Commonwealth e em todo o mundo, um profundo sentimento de gratidão. pelos mais de 70 anos em que minha mãe como Rainha serviu o povo de tantas nações. Em 1947, em seu aniversário de 21 anos, ela prometeu em uma transmissão da Cidade do Cabo para a Commonwealth dedicar sua vida - curta ou longa - ao serviço de seu povo.Isso foi mais do que uma promessa. Foi um profundo compromisso pessoal, que definiu toda a sua vida", lembrou.

Charles III continua refletindo sobre o serviço de sua mãe, e como ela foi referencial em afeição, admiração e respeito às nações. Tornou-se marca registrado no seu reinado.

"Em sua vida de serviço, vimos aquele amor permanente pela tradição junto com aquele abraço destemido ao progresso que nos torna grandes como nações. A afeição, admiração e respeito que ela inspirou tornaram-se uma marca registrada de seu reinado.Presto homenagem à memória de minha mãe e honro sua vida de serviço. Eu sei que a morte dela traz grande tristeza para muitos de vocês. E eu compartilho essa sensação de perda além da medida com todos vocês", finalizou o seu discurso.

Charles III faz o primeiro discurso como rei e será proclamado no sábado (Foto: Reprodução)

Leia Mais

Rainha Elizabeth II morre, aos 96 anos, na Escócia

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelas redes sociais da família real britânica.

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assume o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei. 

Morre rainha Elizabeth II: Charles se pronuncia como rei pela primeira vez

Após a morte da rainha Elizabeth II, o príncipe Charles Philip Arthur George, assume aos 73 anos o trono britânico. O primogênito ocupa o cargo após o reinado mais longo da história do Reino Unido. Elizabeth permaneceu à frente por mais de sete décadas. De acordo com Liz Truss, a primeira-ministra do Reino Unido, ele agora vai se chamar Rei Charles III.

Charles se pronunciou pela primeira vez, agora como rei, após a morte de Rainha Elizabeth II. Por meio de uma nota publicada no perfil oficial da família real no Instagram, na tarde desta quinta-feira (8), o primogênito lamentou o falecimento de sua mãe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES