O rei Charles III será proclamado monarca oficialmente neste sábado (10), em cerimônia do Conselho de Sucessão no Palácio de Saint James, em Londres. O evento está marcado para começar às 10h (6h da manhã em Brasília), segundo informações do Palácio de Buckingham.

Charles irá assinar um juramento para defender a Igreja e aprovar Ordens do Conselho que facilitem a continuidade do governo.

Charles III faz o primeiro discurso como rei (Foto: BBC News)Charles III faz o primeiro discurso como rei (Foto: BBC News)Nesta sexta-feira (09), cerca de 2.000 pessoas participaram do culto com oração e reflexão. Na presença dos enlutados de alto nível - incluindo a primeira-ministra Liz Truss, o líder da oposição Sir Keir Starmer e o prefeito de Londres Sadiq Khan, Charles fez seu primeiro pronunciamento, às 18 horas no horário de Londres (14 horas de Brasília). O rei discursou em profunda tristeza ao lembrar dos bons feitos da rainha Elizabeth II.

"Minha família tem uma dívida sincera com minha mãe. Falo-vos hoje com sentimentos de profunda tristeza, diz o Rei. Ao longo de sua vida, a Rainha, minha amada mãe, foi uma inspiração e um exemplo para mim e para toda minha família. Devemos a ela a dívida mais sincera que qualquer família poderia ter para com sua mãe, por seu amor, carinho, orientação e exemplo. 'Sua dedicação nunca vacilou. Ela fez sacrifícios ao dever, diz o rei. Sua dedicação e devoção como soberana nunca vacilaram, em tempos de mudança e progresso, em tempos de alegria e celebração, e em tempos de tristeza e perda”, iniciou.

O rei lembrou do compromisso assumido pela rainha em 1947, e que definiu toda a sua vida. Charles, trouxe o sentimento de gratidão aos países onde a Elizabeth foi chefe de Estado.

"Ao lado da dor pessoal que toda a minha família está sentindo, também compartilhamos com muitos de vocês no Reino Unido, em todos os países onde a rainha foi chefe de Estado, na Commonwealth e em todo o mundo, um profundo sentimento de gratidão. pelos mais de 70 anos em que minha mãe como Rainha serviu o povo de tantas nações. Em 1947, em seu aniversário de 21 anos, ela prometeu em uma transmissão da Cidade do Cabo para a Commonwealth dedicar sua vida - curta ou longa - ao serviço de seu povo.Isso foi mais do que uma promessa. Foi um profundo compromisso pessoal, que definiu toda a sua vida", lembrou.

Charles III continua refletindo sobre o serviço de sua mãe, e como ela foi referencial em afeição, admiração e respeito às nações. Tornou-se marca registrado no seu reinado.

"Em sua vida de serviço, vimos aquele amor permanente pela tradição junto com aquele abraço destemido ao progresso que nos torna grandes como nações. A afeição, admiração e respeito que ela inspirou tornaram-se uma marca registrada de seu reinado.Presto homenagem à memória de minha mãe e honro sua vida de serviço. Eu sei que a morte dela traz grande tristeza para muitos de vocês. E eu compartilho essa sensação de perda além da medida com todos vocês", finalizou o seu discurso.

Charles III faz o primeiro discurso como rei e será proclamado no sábado (Foto: Reprodução)Charles III faz o primeiro discurso como rei e será proclamado no sábado (Foto: Reprodução)

Rainha Elizabeth II morre, aos 96 anos, na Escócia

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelas redes sociais da família real britânica.

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assume o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei. 

Morre rainha Elizabeth II: Charles se pronuncia como rei pela primeira vez

Após a morte da rainha Elizabeth II, o príncipe Charles Philip Arthur George, assume aos 73 anos o trono britânico. O primogênito ocupa o cargo após o reinado mais longo da história do Reino Unido. Elizabeth permaneceu à frente por mais de sete décadas. De acordo com Liz Truss, a primeira-ministra do Reino Unido, ele agora vai se chamar Rei Charles III.

Charles se pronunciou pela primeira vez, agora como rei, após a morte de Rainha Elizabeth II. Por meio de uma nota publicada no perfil oficial da família real no Instagram, na tarde desta quinta-feira (8), o primogênito lamentou o falecimento de sua mãe.