Reino Unido testa exame de sangue capaz de detectar 50 tipos de câncer

Estudo realizado no Reino Unido cria exame de sangue capaz de dectar mais de 50 tipos de câncer e a origem da doença

Exame de sangue é capaz de detectar até 50 tipos de cancêr | Reprodução - Foto: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Reino Unido está em fase de testes exame de sangue que afirma ser capaz de detectar mais de 50 tipos de câncer. O estudo está sendo realizado pelo Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) e têm apresentado resultados positivos, segundo dados divulgados pelos pesquisadores responsáveis. O teste foi capaz de identificar de forma concisa de dois a três tipos de câncer em 5 mil voluntários que participaram do estudo.

Em 85% dos diagnósticos positivos para câncer, o teste também foi capaz de identificar a localização original da doença. Recebendo o apelido de "Galleri", o exame é responsável por identificar mutações distintas em fragmentos do código genético, encontrados no sangue, que são resultado de diferentes tipos de câncer, ajudando a tratar de forma precoce, podendo salvar milhares de vidas por todo o mundo.

O teste que está sendo realizado já a algum tempo, é considerado ainda um "trabalho em andamento", mas que, segundo os pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, pode aumentar o número de cânceres identificados. Habitualmente, os pacientes identificados com a doença, normalmente apresentam sintomas, como a perda de peso, e precisam realizar vários exames e fazer muitas visitas ao hospital para poderem identificar o problema.

Leia Mais

Das mais de 350 pessoas que participaram do estudo, que foi considerado o maior teste de seu tipo em pacientes com sintomas suspeitos de câncer, foram, posteriormente, diagnosticadas com a doença usando métodos tradicionais de testagem, como exames de imagem e biópsias. Os testes ainda tiveram resultados interessantes como o fato de que 75% das pessoas com o resultados positivo no exame de sangue foram testadas positivamente para câncer, e os outros 2,5% que testaram negativo no exame, foram diagnosticadas com câncer.

Em entrevista à BBC News, o pesquisador que lidera o estudo, Mark Middleton afirmou que "o teste foi 85% preciso na detecção da origem do câncer, e isso pode ser realmente útil porque muitas vezes não é imediatamente óbvio quando você tem o paciente na sua frente qual teste é necessário para ver se seus sintomas são mesmo um câncer", explica. "Com essa previsão do teste, podemos decidir quais exames pedir em seguida e garantir que estamos fazendo o teste certo logo de primeira", conclui.

O Serviço Nacional de Saúde Britânico tem usado o teste Galleri, criado pela empresa californiana Grail, em milhares de pessoas que não possuem os sintomas, como uma forma de conseguir detectar cânceres que possam estar ocultos. Os resultados iniciais têm expectativa ainda para este ano, e se tiver resultados positivos, o NHS na Inglaterra, planeja estender o lançamento para mais de um milhão de pessoas em 2024 e 2025.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES