Rim único: condição que vitimou personal atinge um a cada mil pessoas, diz médico

O personal trainer e influenciador digital Hans Christian Dyck Annes, conhecido como Cristhian Annes, morreu em Ponta Grossa, no Paraná, após aguardar por dois meses na fila de espera por um transplante de rim

Personal com apenas um rim morre dois meses após entrar na fila por transplante | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As pessoas que nascem com apenas um rim-condição conhecida como agenesia renal unilateral, podem levar uma vida normal, desde que adotem hábitos saudáveis e evitem comportamentos que possam sobrecarregar o órgão. O mesmo princípio se aplica àqueles que perdem ou removem voluntariamente um dos rins ao longo da vida.

Essas informações são fornecidas pelo médico nefrologista Gilberto Baroni, em entrevista ao G1, destacando que essa condição não é incomum: em média, uma em cada mil pessoas nasce com apenas um rim.

Esse foi o caso do personal trainer e influenciador digital Cristhian Annes, cujo único rim enfrentou uma sobrecarga e resultou em sua recente morte, após dois meses na lista de espera por um transplante renal.

Entre os principais cuidados recomendados para aqueles com apenas um rim estão evitar o consumo excessivo de sódio e proteínas, pois, como explica Baroni, essas substâncias sobrecarregam o órgão.

"O consumo excessivo de sódio também aumenta o risco de hipertensão arterial, que, juntamente com a diabetes, pode complicar a função renal", adverte o especialista.

A prática regular de exercícios físicos também é benéfica para a saúde dos órgãos. No entanto, eles não devem ser excessivamente intensos ou causar impactos na região dos rins, alerta o médico.

"Esportes de contato, como lutas, que envolvem risco de traumas, são desencorajados. Além disso, é importante notar que muitos atletas consomem proteínas em excesso - o que também aumenta o risco de formação de cálculos renais", exemplifica o nefrologista.

Personal com apenas um rim morre dois meses após entrar na fila por transplante

O personal trainer e influenciador digital Hans Christian Dyck Annes, conhecido como Cristhian Annes, morreu em Ponta Grossa, no Paraná, após aguardar por dois meses na fila de espera por um transplante de rim. Christian sabia que nasceu com apenas um rim e, em 2022, descobriu que esse órgão não estava funcionando adequadamente. Ele deu início ao tratamento no final de 2023.

O personal trainer estava internado desde 20 de janeiro e faleceu na segunda-feira (5). Ele entrou na lista de espera por um transplante renal em dezembro e, de acordo com informações compartilhadas com sua namorada, ocupava a 70ª posição em janeiro. No Paraná, em dezembro, havia 2.011 pessoas aguardando por um rim disponível, conforme dados do Sistema Estadual.

O profissional de educação física trabalhava em academias de Ponta Grossa e contava com mais de 42,2 mil seguidores em seu perfil no Instagram. Ele tinha especialização em Bodybuilding Coach/Nutrição Esportiva e prestava consultoria em musculação. Além disso, participava de competições de fisiculturismo e realizava trabalhos como modelo.

Mesmo diante do tratamento médico, o profissional manifestava determinação em continuar treinando, apesar de algumas recomendações em contrário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES