Rio, BH, Brasília e mais duas capitais podem ter calor recorde no ano hoje

Com máximas que devem variar de 32°C a 41°C e termômetros até 13°C acima da média de novembro, as cidades do Centro-Oeste e Sudeste permanecem como as mais atingidas pela onda de calor

As cidades das regiões Centro-Oeste e Sudeste são as mais impactadas pela onda de calor | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (14), pelo menos cinco capitais têm chances de quebrar o recorde de temperatura do ano. Com máximas previstas entre 32°C e 41°C, as cidades do Centro-Oeste e Sudeste estão enfrentando temperaturas até 13°C acima da média de novembro. A onda de calor continua afetando essas regiões, com Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro e Teresina potencialmente alcançando esses recordes.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de "grande perigo" devido às altas temperaturas para 15 estados e o Distrito Federal. Esse alerta, decorrente da onda de calor persistente no Brasil, agora se estende até sexta-feira (17).

O calor fora do comum registrado recentemente é atribuído à quarta onda de calor deste ano. Embora seja um fenômeno comum próximo ao verão, desta vez foi intensificado pelo El Niño atípico dos últimos meses e pelos efeitos do aquecimento global, resultante das emissões de gases de efeito estufa.

Leia Mais

O Rio de Janeiro deve apresentar a maior variação de temperatura em relação à média mensal, com expectativa de atingir 41°C, um aumento de 13 graus em relação à média histórica de 28°C em novembro, segundo dados do Climatempo.

Também é esperada uma diferença significativa em Belo Horizonte, com previsão de 38°C, quase 11 graus acima da média para o mês. Embora não estejam entre as capitais com recorde previsto para esta terça, Cuiabá, Palmas e Goiânia também devem enfrentar altas temperaturas neste início de semana.

Além das altas temperaturas registradas em boa parte do país, a onda de calor também segue causando fortes chuvas na região Sul

Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná seguem em alerta para tempestades. O Inmet projeta chuvas de até 60 milímetros por hora nos próximos dias, com queda de granizo e ventos intensos. Até a próxima quinta-feira (16) os acumulados podem superar os 200 milímetros entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES