Riscos de segurança fizeram Anatel bloquear TV Box

Os equipamentos, segundo documento da Anatel, causam uma série de problemas de segurança na rede dos usuários

Equipamentos piratas de TV são destruídos no Rio de Janeiro | Márcia Foletto/Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) resolve bloquear as "caixinhas de TV" clandestinas, conhecidas como "TV Box". Os equipamentos, segundo documento da Anatel, causam uma série de problemas de segurança na rede dos usuários que utilizam esses dispositivos.

São aparelhos não homologados, diferentes de alternativas que não são oficiais como Chromecast, do Google, ou Apple TV. A Anatel estima que haja pelo menos de 5 a 7 milhões de exemplares em uso no país sem homologação da agência.

Caixinhas clandestinas

Essas caixinhas usam a internet para receber os sinais da TV. Isso acontece da seguinte forma, um servidor central “quebra” os códigos dos canais pagos e transmitem esse sinal para as caixinhas clandestinas. Elas também podem acessar serviços de streaming.

IEquipamentos piratas de TV  acabaram sendo destruídos no Rio de Janeiro - Márcia Foletto/Agência O Globo

Segurança aos usuários

O relatório dos técnicos da Anatel mostrou que dispositivos TV Box que não são homologados apresentam vulnerabilidades de segurança aos usuários.

“Falhas de segurança foram detectadas no processo de atualização dos aplicativos por meio de lojas virtuais próprias, permitindo que toda a informação trocada seja capturada e modificada por um atacante mal-intencionado, possibilitando a instalação de aplicativos maliciosos no dispositivo”, afirma o texto.

Sistema sem segurança

Essa vulnerabilidade, associada a outra em que o sistema operacional dos aparelhos admite que terceiros possam ter acesso irrestrito tendo controle total do dispositivo TV Box.

Anatel  está fazendo o bloqueio dos aparelhos -  Foto: Sinclair Maia/Anatel

Outros dispositivos

Isso inclui o acesso a outros dispositivos que compartilham a mesma rede, tais como: computadores, televisores, roteadores, celulares, webcams. Com isso, é possível que um invasor capture dados e informações dos usuários, como registros financeiros, senhas, arquivos e fotos. Ou seja, a rede wi-fi usada para conectar o dispositivo fica inteiramente vulnerável.

De que forma será feito o bloqueio?

Segundo a Anatel, a rede dos servidores centrais que levam os sinais ilegais para a “TV box” serão bloqueados. Cada um desses servidores têm um IP, uma espécie de CPF da máquina. O trabalho de bloqueio começa com uma denúncia ou identificação de que os servidores estão fornecendo conteúdo pirata.

Com esses dados em mãos, a Anatel determina o bloqueio na rede desses servidores. As empresas prestadoras de serviço de internet é que farão o bloqueio.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES