RS e SC seguem em alerta de grande perigo para tempestades nesta quarta-feira (17)

Segundo o instituto, o volume de chuva pode ultrapassar 60 mm por hora ou 100 mm ao longo do dia, e a velocidade dos ventos pode passar de 100 km/h

RS e SC seguem em alerta de grande perigo para tempestades nesta quarta-feira (17) | Mauricio Tonetto - 20.nov.2023/Secom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de grande perigo para tempestades no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina nesta quarta-feira (17). Conforme o instituto, é previsto um volume de chuva que pode ultrapassar 60 mm por hora ou atingir 100 mm ao longo do dia, com a velocidade dos ventos podendo superar os 100 km/h. Existe também a possibilidade de queda de granizo.

A previsão indica que as fortes chuvas devem atingir cidades do norte e sul gaúchos já pela manhã desta quarta-feira, sendo que o último alerta está programado para encerrar às 12h. Na noite desta terça-feira (16), algumas cidades no estado já enfrentavam problemas decorrentes das chuvas. O Inmet alerta para potenciais danos, incluindo quedas de árvores, cortes de energia elétrica, danos em residências e edifícios, alagamentos, prejuízos em plantações e transtornos no transporte rodoviário.

Além disso, outro alerta para a região cita a possibilidade de chuvas menores, mas ainda com potencial de dano, atingirem um território maior. Há risco de chuvas com volume entre 30 mm e 60 mm por hora, ventos com até 100 km/h, e granizo, para todo o estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A quarta-feira deve ser de chuva na maior parte do Brasil. O Inmet alerta que as regiões Sul e Centro-Oeste inteiras podem ter chuvas intensas. A maioria da região Norte, o estado de São Paulo, o oeste de Minas Gerais e o extremo oeste da Bahia, o Maranhão e a maior parte do Piauí têm alerta de perigo potencial, com chuvas isoladas e até 50 mm ao longo do dia.

Há a possibilidade de chuva forte também no sul do estado do Rio de Janeiro. Na Baixada Fluminense, a cidade de Duque de Caxias enfrentava alagamentos persistentes nesta terça, dois dias após uma forte chuva atingir o estado e deixar ao menos 12 mortos.

CIDADE DE SP DEVE TER DIA TÍPICO DE VERÃO

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a cidade de São Paulo deve ter condições típicas de verão nos próximos dias: sol e calor durante a manhã e pancadas isoladas de chuva no fim de tarde. O tempo deve continuar abafado na capital paulista ao longo da quarta, com sol entre nuvens. As temperaturas devem variar entre 22°C e 34°C.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES