Semana deve ter chuva e altas temperaturas até quinta; confira previsão para o país

No Nordeste, a previsão é de tempo seco, com baixa umidade, com exceção de áreas no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)

Semana deve ter chuva e altas temperaturas até quinta; confira previsão para o país | Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o término da onda de calor e um início de semana marcado por céu nublado, diversas regiões do Brasil devem experimentar episódios de chuvas e, em alguns casos, temporais, como é observado na região Sul, onde há possibilidade de granizo e rajadas de vento. No Nordeste, a previsão é de tempo seco, com baixa umidade, com exceção de áreas no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Em São Paulo, estão previstas pancadas de chuva a partir desta terça-feira (21), devido a um canal de umidade formado desde o Centro-Oeste, conforme informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Embora as temperaturas estejam em elevação, ainda não há indicações de um calor extremo, semelhante ao experimentado em vários estados na semana passada.

Nesta terça (21), o tempo segue instável pelo país, e os termômetros sobem em Rio de Janeiro e Belo Horizonte. As máximas no Sudeste ficam entre 30°C e 32°C, segundo a Climatempo. Em Vitória (ES), o tempo fica seco na terça. Em Minas Gerais, duas pessoas morreram por causa das chuvas. O estado, incluindo a capital Belo Horizonte, segundo o Inmet, terá pancadas de chuva isoladas durante a semana.

Ao longo desta semana, a população de Minas Gerais deve experimentar um aumento na sensação de ar seco. Conforme o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% até quinta-feira (23), especialmente nas regiões central e nordeste do estado.

Na região Centro-Oeste, temporais estão previstos para aliviar o calor no Distrito Federal e em Goiás, com Goiânia sujeita a raios e rajadas de vento atingindo 70 km/h. As pancadas de chuva devem ocorrer em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, principalmente durante a tarde e noite. As temperaturas máximas em Cuiabá variarão de 35°C a 33°C até sexta-feira (24), enquanto em Campo Grande, oscilarão de 31°C a 26°C.

No Norte, Amazonas, Acre, Rondônia e sul de Roraima terão pancadas de chuva que podem superar, durante a semana, os 80 milímetros. As máximas na casa dos 30°C sobem em Manaus, com 37°C na sexta. O Sul do país deve ter novos temporais a partir desta terça. Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul registrou quatro mortes e milhares de desabrigados em decorrência das chuvas. Nesta quarta-feira (22), toda a região entra em alerta, com indicativo de temporal no Paraná e chance de granizo nos três estados.

Segundo a MetSul, a interação de ar quente com as frentes frias pode causar tempestades no estado gaúcho nesta quarta-feira (22). Os acumulados até quinta devem ser de 100 milímetros a 150 milímetros em regiões de serra no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

(Com informações da FolhaPress - Lucas Lacerda)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES