Setor aéreo brasileiro registra recorde de passageiros em maio

Porém, voos internacionais apresentaram uma queda de 12,1%

A demanda por voos domésticos também apresentou crescimento | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o setor aéreo brasileiro atingiu um recorde no transporte de passageiros em voos entre destinos nacionais no mês de maio, alcançando o maior número desde 2015. Foram transportadas 7,3 milhões de pessoas, representando um aumento de 3,3% em relação a maio de 2019, período pré-pandemia.

Além disso, a demanda por voos domésticos também apresentou crescimento em maio, registrando um aumento de 7% em comparação com o mesmo período de 2019. Essa foi a primeira vez desde o período pré-pandemia em que foi observado um crescimento na demanda. A oferta de assentos teve um aumento ainda mais expressivo, com 13,8% de crescimento.

Leia Mais

Ao analisar a participação das companhias aéreas no mercado doméstico, observou-se a predominância da Latam, que deteve uma participação de 37,1% no transporte de passageiros. Em seguida, aparecem a Gol, com 33,1% de participação; e a Azul, com 29,6%.

No entanto, o cenário foi diferente para os voos internacionais, que apresentaram uma queda de 12,1% na demanda em comparação com maio de 2019. A oferta de assentos para destinos no exterior também sofreu uma redução de 9,5%. No total, 1,6 milhão de passageiros foram transportados em voos internacionais.

O transporte de cargas também registrou uma queda, com uma retração de 4,4%, totalizando 36.491 toneladas.

Esses dados revelam um cenário de recuperação no setor aéreo doméstico, com um aumento significativo no transporte de passageiros em voos entre destinos nacionais. No entanto, as restrições e incertezas relacionadas aos voos internacionais ainda impactam negativamente o setor, refletindo-se tanto na demanda quanto na oferta de assentos para destinos no exterior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES