Sobe para 93 o número de mortos após incêndios florestais no Havaí

Este é o incêndio mais mortal nos Estados Unidos desde 1918, quando 453 pessoas morreram em Minnesota e Wisconsin

Os danos do incêndio florestal em Lahaina, no Havaí. Mortos passam de 90 | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de mortos nos incêndios no Havaí, os mais letais em mais de um século nos Estados Unidos, chegou a 93 pessoas neste domingo (13). Segundo autoridades locais, a quantidade ainda pode aumentar. "Vai continuar aumentando. Queremos preparar as pessoas para isso", alertou o governador  Josh Green. 

Número de morts provocadas por incêndios no Havaí passam de 90 Foto: Mathew Thayler 

Green enfatizou o nível da destruição, classificando como o maior desastre natural que o Havaí já presenciou,  ressaltando que levará grande quantidade de tempo para se recuperar.  “A curto prazo, será doloroso e, a longo prazo, as pessoas vão precisar de serviços de saúde mental, e, a muito longo prazo, vamos reconstruir juntos”, pontuou.

Este é o incêndio mais mortal nos Estados Unidos desde 1918, quando 453 pessoas morreram em Minnesota e Wisconsin, segundo o grupo de pesquisa sem fins lucrativos Associação Nacional de Proteção contra Incêndios.

O desastre ocorre após a América do Norte ter sofrido vários fenômenos climáticos extremos nos últimos meses. Esses eventos vão desde incêndios florestais sem precedentes no Canadá até uma intensa onda de calor que atingiu o sudoeste dos Estados Unidos.  Além disso, a Europa e diversas regiões da Ásia também foram impactadas por ondas de calor, inundações e extensos incêndios. Especialistas afirmam que a influência da mudança climática, atribuída à atividade humana, está agravando tais eventos naturais, aumentando tanto sua frequência quanto sua intensidade letal. 

Em julho, o secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou que a 'era da fervura global' havia chegado, logo após a confirmação de que as três primeiras semanas daquele mês foram as mais quentes já registradas.  Conforme informações fornecidas pelo governo dos Estados Unidos, aproximadamente 14% do território do Havaí está atualmente sofrendo com níveis de seca que variam entre severos e moderados. Essa situação cria um ambiente altamente suscetível a incêndios florestais.

A procuradora-geral do Havaí, Anne Lopez, anunciou o início de uma investigação para examinar como a crise foi administrada. Essa investigação incluirá uma análise minuciosa das escolhas cruciais tomadas e das políticas atualmente implementadas na região.

As autoridades garantiram 1.000 quartos de hotel para pessoas que perderam suas casas e estão providenciando imóveis para aluguel para servir como moradia sem nenhum custo para as famílias. Mais de 1.400 pessoas foram acolhidas em abrigos de emergência.

De acordo com a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), estima-se que o montante necessário para reconstruir Lahaina alcance a cifra de US$ 5,5 bilhões. Isso ocorre em decorrência dos estragos que afetaram mais de 2.200 edificações, entre danificadas e destruídas, além de uma área de mais de 2.100 acres (cerca de 850 hectares) que foram consumidos pelas chamas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES