Strans determina que empresas aumentem frota de ônibus de Teresina para 250

A nova ordem de serviço foi emitida no dia 1º de dezembro, e os Consórcios devem cumprir a determinação.

ônibus | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) emitiu uma nova ordem de serviço determinando aos Consórcios e as empresas que operam o transporte público coletivo de Teresina um aumento na frota de 250 ônibus na totalidade, distribuídas em todas as zonas da cidade. A nova ordem de serviço foi emitida no dia 1º de dezembro, e os Consórcios devem cumprir a determinação.

O gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal, explica que no momento 200 ônibus circulam em Teresina, sendo 95% da frota determinada em circulação, mas a Strans identificou a necessidade de um aumento e ampliação da ordem de serviço.

“Em um mês verificamos que de acordo com os dados analisados que a demanda de passageiros na capital aumentou em 200 mil. Foi levada em consideração a demanda de passageiros. No meio de outubro a gente estava com um total de 1,3 milhão de passageiros. Já no mês de novembro subiu para 1,5 milhão. Percebemos que o passageiro está voltando ao sistema. E por isso também foi levada em consideração a lotação e tempo de espera dos passageiros nas paradas”, explica o gerente de Planejamento de Transportes, Felipe Leal.

Nova ordem de serviço segue válida até que outra ordem seja emitida - Foto: Raíssa Morais

O gerente, Felipe Leal, destaca ainda, que além da fiscalização que é feita nas praças, nas paradas, nas garagens pelos agentes de fiscalização do transporte público, a Strans vai monitorar o cumprimento da ordem de serviço por meio do sistema de bilhetagem eletrônica.

“A empresa que não cumprir a determinação, após o período de cinco dias úteis, deve ser notificada, e após a notificação, pode ser aplicada multa”, esclarece o gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal.

O gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal, esclarece que a bilhetagem eletrônica será operacionalizada pela Prefeitura, mas que até o momento o sistema ainda é administrado pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

“A previsão é que até fevereiro a operação do sistema de bilhetagem seja assumida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Strans, para garantir maior fiscalização, transparência e controle operacional. Estamos em processo de transição, e uma Comissão Especial foi criada em outubro deste ano para fazer a transição”, esclarece o gerente de Planejamento de Transporte Público da Strans, Felipe Leal.

A nova ordem de serviço segue válida até que outra ordem de serviço seja emitida, a previsão é de que possa ter um novo aumento na ordem de serviço para 300 ônibus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES