Temperatura média no Brasil atinge recorde pelo quarto mês seguido

Nos últimos meses, o órgão realizou uma análise meteorológica específica para o país.

Temperatura média no Brasil atinge recorde pelo quarto mês seguido. | Gerd Altmann por Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As temperaturas médias do ar no Brasil ficaram acima da média histórica nos meses de julho a outubro, conforme levantamento realizado pelo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nos últimos meses, o órgão realizou uma análise meteorológica específica para o país utilizando dados dos registros das estações meteorológicas do Inmet espalhadas por todo o território nacional. 

A temperatura média representa a média das temperaturas registradas em um determinado período de tempo em uma determinada região. Dentre os quatro meses consecutivos mais quentes deste ano, setembro apresentou o maior desvio (diferença entre o valor registrado e a média histórica) desde 1961, com 1,6ºC acima da climatologia de 1991/2020 (média histórica). 

Tabela divulgada pelo INMET./Foto: Reprodução

Em 2023, os meses citados foram marcados por calor extremo em grande parte do País e eventos de onda de calor, reflexo dos impactos do fenômeno El Niño, o aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial, que tende a favorecer o aumento da temperatura em várias regiões do planeta. 

De acordo com o Inmet, outros fatores têm contribuído para a ocorrência de eventos cada vez mais extremos, como o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos. O instituto ainda afirma que o cenário indica que o ano de 2023 será o mais quente desde a década 60. 

Estes resultados corroboram com as perspectivas encontradas por outros órgãos de meteorologia internacional, pois, segundo pesquisadores do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia, é improvável que os dois últimos meses deste ano revertam este recorde, tendo em vista que a tendência é de altas temperaturas em todo o mundo até novembro.

El Niño deve durar até abril, e 2024 poderá ser mais quente, prevê ONU

O fenômeno climático El Niño está previsto para persistir até, pelo menos, abril de 2024, conforme a mais recente atualização divulgada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira, 8 de novembro. Conforme informado pela agência da ONU, o El Niño teve um desenvolvimento rápido ao longo de 2023 e pode alcançar seu ponto mais intenso no primeiro semestre do próximo ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES