Ministro Barroso atende a pedido do TRE e adia eleições em Macapá

O estado enfrenta uma crise no abastecimento de energia elétrica desde a semana passada.

Apagão atingiu Macapá e outras cidades | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, atendeu a um pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e adiou as eleições municipais em Macapá, capital do estado. O primeiro turno em todo o país está previsto para este domingo (15) e o segundo, para o próximo dia 29.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) enviou um ofício nesta quarta-feira (11) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no qual pediu que as eleições municipais em Macapá, capital do estado, sejam adiadas. O primeiro turno está marcado para este domingo (15). No ofício, o TRE argumenta que o adiamento deve se dar "até o restabelecimento regular da energia elétrica" no município.

O estado enfrenta uma crise no abastecimento de energia elétrica desde a semana passada. Municípios da região ficaram totalmente sem energia após um incêndio ter atingido a principal subestação do estado. No sábado, bairros de duas cidades começaram a ter eletricidade novamente.

LEIA TAMBÉM:

- Bairros em Amapá terão revezamento no fornecimento de energia

Justiça obriga retorno em 3 dias de 100% da energia no Amapá

Após cinco dias de apagão no Amapá, energia começa a voltar

"O Pleno do TRE-AP, em sessão administrativa convocada em caráter emergencial nesta data, resolveu solicitar ao TSE o adiamento das eleições no município de Macapá, até o restabelecimento regular da energia elétrica, prosseguindo normalmente o pleito nos demais municípios do estado, já que nestes, a situação de segurança do eleitor poderá ser mantida sob controle, com o aparato de segurança atualmente disponível", diz o ofício do TRE.

O tribunal argumentou ainda que "parte da população, que sofre com o desabastecimento de água e falta de energia elétrica, está sendo incitada à realização de queima de pneus em via pública, bem como a depredarem o patrimônio público".

No último dia 9, no entanto, o presidente do TRE-AP, desembargador Rommel Araújo, havia afirmado que o estado tinha condições de fazer o primeiro turno.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), irmão de um dos candidatos a prefeito de Macapá, conversou com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, e afirmou que a situação na capital do Amapá estava difícil por conta do apagão.

Apagão atingiu cidades do Amapá 

Adiamento das eleições

A emenda constitucional que, em razão da pandemia, adiou as eleições municipais deste ano para os dias 15 e 29 de novembro prevê a possibilidade de realização do pleito em outras datas caso as condições sanitárias de um município não permitirem a votação na data original.

Nesse caso, o Congresso Nacional por provocação do TSE instruída em manifestação de autoridade sanitária nacional, e após parecer de uma comissão do Congresso, poderá editar decreto legislativo com novas datas para a eleição, desde que não ultrapassem a data-limite de 27 de dezembro de 2020.

A emenda não prevê o adiamento por questões de falta de energia elétrica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES