Tubarões venenosos são vistos no Rio Tâmisa, em Londres

A espécie possui 1 metro de comprimento e possui espinhos que podem causas inchaços em humanos

Volta de tubarões revela recuperação do ecosistema | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo trabalho da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL), organização dedicada à conservação de animais e seus habitats, revelou a presença de tubarões venenosos no rio Tâmisa. Além dessa espécie, que mede cerca de 1 metro de comprimento e tem espinhos que podem causar dor e inchaço em humanos, foram identificados cavalos-marinhos, focas, enguias e outros tipos de pequenos tubarões que se alimentam principalmente de crustáceos e moluscos.

A volta de tubarões e outras espécies ao rio Tâmisa revela uma recuperação do ecossistema local (Foto: Divulgação)A volta da vida selvagem ao famoso rio da capital da Inglaterra — que em 1957 foi declarado “biologicamente morto”, aponta uma recuperação do ecossistema local. Ainda assim, o relatório sobre a “saúde” do rio destaca a importância do desenvolvimento de políticas e outras soluções para combater a poluição e as mudanças climáticas que ameaçam a biodiversidade. Isso porque foi constatado um leve declínio no número geral de animais da região, que é lar de mais de 115 espécies de peixes e 92 espécies de pássaros que sofrem com o aumento de temperatura.

Além de a boa qualidade do rio fornecer condições para o sustento da vida aquática, o Tâmisa desempenha um importante papel em “meios de subsistência e proteção contra inundações costeiras para as comunidades vizinhas”, conforme apontado pela CNN. 

De acordo com a ZSL, desde 1990 as mudanças climáticas foram responsáveis pelo aumento de 0,2 °C na temperatura média do Tâmisa. O quadro fica mais preocupante com dados da organização sobre o nível de água, cuja análise mostra aumento de cerca de meio centímetro por ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES