Laboratório japonês pede que vacina da dengue seja incorporada ao SUS

O laboratório de pesquisa e saúde japonês Takeda Pharma enviou uma solicitação para que vacina seja ofertada pelo SUS.

Nova vacina contra dengue, Qdenga | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (09), o laboratório de pesquisa e saúde japonês Takeda Pharma, postou publicamente uma nota onde afirma que o pedido para que houvesse a oferta da vacina contra dengue, intitulada de Qdenga, foi formalizado pelo Sistema Único de Sáude (SUS). O pedido já foi encaminhado ao órgão de saúde e a solicitação ainda segue em análise pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) do Ministério da Saúde.

Leia Mais

A responsável por confirmar a notícia nesta quarta-feira foi Nísia Trindade, ministra da Saúde. A ministra já foi responsável por participar da audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. O pedido para que houvesse a incorporação da vacina foi enviado incialmente no dia 28 de julho e recebido na segunda-feira (31), pela Conitec. 

Após a realização e confirmação do pedido, a Conitec possui agora um prazo de 180 dias, que dependendo de algumas circunstâncias podem ser prorrogados para mais 90 dias. A empresa terá a meta estipulada para avaliar as informações do pedido e tomar sua decisão. De acordo com dados da legislação de saúde, a análise deve ser feita com a intenção de observar os fatores principais da vacina como sua eficácia, acurácia, efetividade e a segurança. 

Além da avaliação sistemática do produto, deve ser comparada economicamente com os benefícios e custos em relação às tecnologias de vacinas já existentes para a doença. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu aprovação à Qdenga em março e agora ela está prontamente disponível no mercado privado de vacinas. A vacina Qdenga, fabricada pela empresa farmacêutica japonesa Takeda Pharma, é adequada para administração em indivíduos a partir de 4 anos até adultos com 60 anos. 

O composto imunizante inclui quatro variações distintas do vírus responsável pela enfermidade. Além disso, a Qdenga obteve autorização para ser comercializada e utilizada na União Europeia em 20 de dezembro de 2022. Anteriormente, a Dengvaxia era a única vacina aprovada no país contra a dengue, porém ela é recomendada exclusivamente para pessoas que já tiveram contato prévio com a doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES