Vereadores de Jacobina do Piauí participam do II ENELEM em Luís Correia

Participaram do momento o vereador e presidente da Câmara Elis Campos, além dos vereadores Dedé, Raelson Reis, Alex Oliveira e Fran.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os vereadores da Câmara Municipal de Jacobina do Piauí participaram, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, do II ENELEM (Encontro Estadual do Legislativo Municipal). O evento ocorreu no SESC Praia, em Luís Correia-PI.

Participaram do momento o vereador e presidente da Câmara Elis Campos, além dos vereadores Dedé, Raelson Reis, Alex Oliveira e Fran. O presidente da Casa Legislativa destacou a importância da presença no evento, ressaltando a oportunidade de debater questões locais e projetar um futuro melhor para o município. O vereador ainda agradeceu aos demais pelo empenho em estar comprometido com as pautas de Jacobina.

“Foi um orgulho estar ao lado de nossos vereadores nesse evento significativo para o futuro do nosso legislativo. Estar com nossos representantes municipais é, sem dúvida, uma experiência enriquecedora. Ao longo desses dias em Luís Correia, pude constatar a dedicação, o comprometimento e a paixão que cada um dos vereadores demonstra em seu trabalho diário, criando um ambiente propício para a construção de soluções conjuntas em prol de nossas comunidades”, afirmou.

O vereador Dedé ressaltou a segunda participação no congresso do legislativo, frisando as oportunidades e experiências adquiridas com o conhecimento repassado e compartilhado pelos demais vereadores e palestrantes durante os dois dias de participação. “Nós aprendemos muito e, o que aprendemos, vamos implantar na Câmara. Isso é muito importante e, os vereadores que tiverem a oportunidade, devem ir”, disse.

O vereador Alex Oliveira enfatizou que ainda não é dada a importância devida ao Legislativo, órgão da fundamental para o funcionamento da sociedade. O representante pontuou o conhecimento adquirido. “Eu tive a oportunidade de participar do segundo encontro dos vereadores pela primeira vez. Aprendi mais sobre a importância de um vereador na sociedade, onde muitos não valorizam. Somos nós que temos o primeiro contato com a população”, comentou.

O vereador Raelson Reis agradeceu a oportunidade de estar presente durante os dois dias de evento, destacando as contribuições que o momento proporcionou. Raelson ainda projetou participações futuras.

“Foram dois dias de muito conhecimento que podemos levar para o nosso município. Quero parabenizar o Cardoso, presidente da AVEP, foi muito bom estar presente. Que possamos participar de muitos encontros como esse e ficar mais informando do Poder Legislativo Municipal”, comentou.

O vereador Fran ressaltou as experiências recebidas com o networking e palestras. O representante acredita que todos os municípios foram beneficiados.

“Pude adquirir muitos conhecimentos, trazer para nossa cidade. Acredito que todos que participaram, todos os vereadores, cada um sabe suas ideias para seu município”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO

A agenda teve a participação de diversas lideranças políticas, incluindo o governador do Piauí, Rafael Fonteles. Na sexta-feira (24), os participantes puderam apreciar palestras sobre o ‘O Cenário da política nacional’ e a ‘Composição do orçamento público’, ministradas pelo senador Marcelo Castro e deputado Júlio César, respectivamente. Na sequência, o presidente do TCE-PI, Joaquim Barros, e o procurador do estado, advogado e membro da comissão de Direito Tributário da OAB Piauí trouxeram as pautas de ‘Relação dos Tribunais de Contas com as Câmaras Municipais’ e a ‘Reforma Tributária e os impactos nos municípios’.

O dia 24 ainda contou com as palestras acerca da ‘Realidade Piauiense Frente a Política Nacional dos Resíduos Sólidos’, ‘Principais Mudanças trazidas na Lei de Licitações nº 14.133/21 e o papel do vereador na sua fiscalização’, ‘Empoderamento da mulher na política’ e ‘Fixação do subsídio do vereador e acumulação de cargas’.

No sábado (25), a palestra inicial abordou o empreendedorismo, acompanhado do ‘Controle dos Repasses dos Municípios e implicações nos valores do duodécimo’, ‘Desvendando o Futuro do Legislativo na era da inteligência artificial: transforme os desafios em oportunidades’, ‘A Reforma da Previdência para os municípios’ e ‘Eleições 2024: breve abordagem sobre as recentes alterações na legislação eleitoral’.

O evento foi encerrado com uma interação social entre os vereadores para networking e troca de experiências.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES