A busca da China em estreitar os laços de cultura e economia com a América

O transporte ferroviário é visto pela China como um dos setores possíveis de cooperação com o Brasil

A busca da china em estreitar os laços de cultura e economia com a América | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A jornalista Ranielly Veloso, do Grupo Meio Norte de Comunicação, está participando de um intercâmbio na China, e de lá, está realizando diversas reportagens sobre o país asiático. Dessa vez, ela trouxe uma matéria relacionada com a busca da China em estreitar os laços de cultura e economia com a América.

Leia Mais

Após ter experimentado a carne e a cerveja durante a primeira viagem à Argentina na década de 90, o senhor Wong percebeu que a Ásia e América Latina tinham muitas experiências para compartilhar. Por isso que o próximo destino do senhor Wong será o Brasil. Empresário nato, compra para vender na China, muitos produtos da América Central e Latina, dentre eles, o café do Panamá.

O café, por aqui, não é algo barato, pois a produção própria é pequena. O fato é que, a partir daí, o senhor Wong decidiu criar o Centro Cultural de Intercâmbio entre a América Latina e a China, que fica no distrito de Daxing, em Pequim. A casa especial para os latino americanos é um ponto de encontro para os eventos temáticos de cada país.

"Nós, por exemplo, fomos recebidos com uma verdadeira festa. Com muitas comidas típicas e apresentação musical. Teve até show de mágica e bailamos muito", disse Ranielly.

O senhor Xí Xiao, diretor da Divisão da Diplomacia Pública, do Ministério das Relações Exteriores, entende que a China e a América Latina estão na mesma situação de desenvolvimento e que por isso precisam de cooperação na economia, política, esporte e cultura. A chinesa Lin, cujo nome em português é Emília, estuda no mestrado as relações entre a China e o Brasil no âmbito do desenvolvimento sustentável.

Antes de começar a pesquisa, a jovem já se dedicava ao português, uma língua totalmente estranha para os chineses. Mas o encanto pela cultura brasileira fez com ela chegasse longe. A pesquisadora também vê situações semelhantes entre os dois países e entende que a redução da pobreza, meta do atual governo Lula, é uma lição que a China pode passar ao Brasil.

O transporte ferroviário é visto pela China como um dos setores possíveis de cooperação com o Brasil. Por isso que na Universidade de Jiatong, em Pequim, os alunos também podem estudar outras línguas, como o Espanhol e português.

É por isso que desde os anos 2000, quando a China ingressou na OMC - Organização Mundial do Comércio - o Espanhol e o português começaram a ser mais difundidos entre os chineses e pulou de 12 para 106 universidades que ensinam essas línguas. Ainda é pouco para o universo de duas mil universidades no país, todas públicas, cerca de 300 com recursos mistos.

"Agora será a nossa vez de retribuir, por isso que já arrisquei na caligrafia chinesa. Nem as mais altas temperaturas de todos os tempos, as chuvas do tufão Doksuri e agora um terremoto, isso tudo em uma semana, nada disso vai nos impedir de desfrutar o melhor da China", disse Ranielly.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES