China busca modernização integral rápida após superar pobreza extrema

O país é conhecido por suas inovações que impactaram o mundo, como o trem de alta velocidade, as bicicletas compartilhadas e o comércio online

Da pobreza à inovação | Noel Celis/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Rany Veloso, direto de Pequim

Após conquistar a meta de erradicar a pobreza, a China tem seu olhar agora voltado para um novo objetivo: alcançar a modernização integral do país em um curto período de tempo. Ranielly Veloso, jornalista brasileira recém-chegada ao território chinês e correspondente da Rede Meio Norte em Pequim, relata suas primeiras impressões, incluindo suas percepções sobre a gastronomia local, incluindo o tema sensível: o consumo de carne de cachorro.

Leia Mais

História e empenho do governo chinês

A capital Pequim, lar de mais de 22 milhões de habitantes, enfrenta, como muitas metrópoles, desafios de infraestrutura. A cidade experimentou os impactos de um tufão recente, o Doksuri, que deixou em seu rastro pelo menos 20 mortos, pessoas desaparecidas e mais de 100 mil desabrigados. As fortes chuvas torrenciais registradas foram as mais intensas em uma década.

A importância da comunicação internacional para a China se torna evidente ao sediar mais de 80 jornalistas provenientes de 27 nações e quatro continentes, buscando aprimorar a troca de informações e fortalecer laços diplomáticos. Um dos países que compartilha essa plataforma de comunicação é o Brasil, principal parceiro comercial chinês desde 2009. A China Global Television Network (CGTN), uma estatal chinesa que opera 47 canais e 17 jornais, dedica alguns deles para a língua estrangeira, visando uma maior abrangência global.

No âmbito da mídia, a China está determinada a apresentar sua perspectiva sobre os eventos em curso. Depois de erradicar a pobreza em 2020, retirando 100 milhões de cidadãos dessa condição, o governo traçou como meta atingir a modernização completa até 2030, uma ambição ambiciosa que direciona suas iniciativas atuais.

O país é conhecido por suas inovações que impactaram o mundo, como o trem de alta velocidade, as bicicletas compartilhadas, o comércio online e até os sistemas de pagamento via aplicativos, abrindo mão do dinheiro físico.

Estigmas impostos

Nesse contexto, surgem mitos e estereótipos que envolvem a China. O ocidente muitas vezes presume que a carne de gato e cachorro faz parte da dieta chinesa e que a Grande Muralha foi construída com fins separatistas. Embora as refeições possam parecer estranhas aos olhos ocidentais, a aventura gastronômica de Ranielly começou desde o momento em que chegou a Pequim. Desde lulas espetadas a pratos de órgãos e carne exótica, o mundo culinário chinês apresenta-se como um verdadeiro parque de experiências.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES