Águas de Timon: Alunos do curso “Mãos e Obras” participam de formatura

Com o apoio da Prefeitura de Timon, 10 escolas municipais e o prédio da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC) foram beneficiados

Alunos do curso “Mãos e Obras” participam de formatura | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Timon comemora o grande alcance de dois importantes projetos na área do saneamento desenvolvidos na cidade. O primeiro deles, o curso “Mãos e Obras”, capacitou 33 profissionais com o apoio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para a função de Instalador Hidráulico, com ênfase em ligação intradomiciliar de esgoto. O objetivo é que os trabalhadores se tornem agentes de transformação em suas comunidades e favoreçam o contexto atual de esgotamento sanitário vivenciado no município, no qual os imóveis devem ser conectados à rede de esgoto implantada pela Águas de Timon.

Durante as aulas práticas do curso, os instaladores hidráulicos realizaram a ligação intradomiciliar de 11 equipamentos municipais, contribuindo com a concretização do projeto “Escola Saneada”. Idealizado pela Águas de Timon e Instituto Aegea, o projeto visa melhorias para o ambiente escolar a partir do saneamento básico, proporcionando aos estudantes maior rendimento nos estudos. Com o apoio da Prefeitura de Timon, 10 escolas municipais e o prédio da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC) foram beneficiados.

De acordo com o presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, a iniciativa visa beneficiar escolas em diversos municípios de atuação da Aegea no país. “Além de entregar serviços de água e esgoto nas cidades onde atua, a Aegea desenvolve projetos sociais que impactam positivamente a população, ultrapassando as metas contratuais. Desenvolvemos sistematicamente iniciativas que envolvem educação, saúde e sustentabilidade, pilares que contribuem para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de uma cidade”, enfatiza Édison.

Os equipamentos públicos do município que foram beneficiados estão localizados em bairros nos quais já possuem infraestrutura de esgotamento sanitário instalada e funcionando. Atualmente, a cobertura de esgoto em Timon está em 40% da zona urbana, com perspectiva de avançar ainda mais em virtude das obras de rede coletora, elevatórias e linhas de recalque que estão em andamento. A empresa já recuperou e implantou mais de 130 km de rede de esgoto, bem como inaugurou uma estação de tratamento e uma elevatória de esgoto.

“A gente vê o quanto as duas ações, conectadas, são importantes para o futuro da cidade. O saneamento básico é essencial para que as crianças estejam longe de doenças de veiculação hídrica e do esgoto a céu aberto. Os alunos de Timon só têm a ganhar com um ambiente mais limpo e saudável”, destaca Ana Carla Fonseca, professora da EMEI Tia Marica, uma das creches beneficiadas com o projeto “Escola Saneada” e conectada pelos alunos do curso “Mãos e Obras”.

Para o diretor-executivo da Águas de Timon, Renee Chaveiro, os projetos representam o compromisso da concessionária em levar saúde e bem-estar para a população, além de oferecer uma oportunidade de geração de trabalho e renda. “As iniciativas geraram valor compartilhado, pois fortalecem a capacitação profissional como uma ferramenta de transformação social e dá passos importantes rumo a um futuro melhor para a cidade, com escolas de ambientes mais limpos, saudáveis e seguros para que as crianças possam aprender, brincar e se desenvolver”, complementa.

Instituto Aegea

O Instituto Aegea acompanha e desenvolve soluções no campo do investimento social e negócios de impacto, em áreas como saúde, educação, geração de renda e meio ambiente. Um dos desafios do Instituto é colocar a Aegea Saneamento na vanguarda das melhores práticas socioambientais, valorizando e dando visibilidade às diversas ações que a empresa faz no campo social e pela proteção do meio ambiente, bem como avaliar novas tecnologias ambientais testadas no mercado e que possam ser aplicadas nos vários municípios onde está presente.

Serviço

O evento de celebração com a formatura dos alunos do curso “Mãos e Obras” e a entrega do projeto “Escola Saneada” será dia 30 de agosto, de 14h30 às 16h30, no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz, localizado na Rua Mário Carlos da Silva, 1002 – Parque Piauí, Timon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES