Alepi vai analisar vetos do Governo a Política Estadual de Uso da Cannabis

O Governo do Estado vetou artigos que tratavam a distribuição de medicamentos à base da planta pelo SUS

Alepi vai analisar vetos do Governo a Política Estadual de Uso da Cannabis | Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Poder Executivo enviou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a Mensagem 97, vetando parcialmente o Projeto de Lei 1/2022do deputado Ziza Carvalho (MDB), que dispõe sobre o incentivo à pesquisa científica com cannabis para uso medicinal no Piauí e sobre a Política Estadual de uso da cannabis para fins medicinais. A mensagem foi lida na sessão plenária desta segunda-feira (26) e segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Foram vetados artigos que dispunham sobre a distribuição gratuita de medicamentos à base da planta nas unidades de saúde. "Quanto ao direito de receber gratuitamente do Poder Público medicamentos à base de cannabis medicinal, ressalto que compete ao Sistema Único de Saúde - SUS, conforme disposto no art. 200 da Constituição Federal, garantir o acesso aos medicamentos e outros insumos de saúde necessários através da Política Nacional de Medicamentos", afirma a mensagem do governador Rafael Fonteles.

A Lei 8.085/23 foi sancionada, contudo, quatro artigos foram vetados. Essa lei estabelece as diretrizes para promover o estímulo à pesquisa e à produção de evidências científicas relacionadas ao uso medicinal da cannabis. Além disso, ela também regulamenta o cultivo da cannabis medicinal nos casos permitidos pela legislação federal e pela Justiça.

Projetos - Durante a sessão, foram lidos dois projetos de lei. O Projeto 131/23 dispõe sobre a notificação compulsória, por parte dos hospitais, maternidades, clínicas médicas e congêneres, sobre o nascimento de crianças com fissura labiopalatal no Piauí. Conforme o autor da proposta, deputado Wilson Brandão (Progressistas), a iniciativa visa garantir orientação precoce aos pais em relação aos tratamentos oferecidos para a correção da deformidade.

A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) é autora do Projeto de Lei 132/23, que institui o Programa de Cirurgias Reparadoras para alunos da rede pública e privada de ensino que estão sofrendo bullying por questões estéticas. Caso seja aprovado e sancionado, serão oferecidas cirurgias de otoplastia, ginecomastia, mamoplastia, além de procedimentos para correção de estrabismo e cicatrizes profundas aos jovens vítimas de bullying que registrarem boletins de ocorrência.

(Com informações da Alepi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES