Após 10 anos, Feira dos Municípios do Piauí reúne multidão e presenças ilustres

O evento aconteceu no Centro de Convenções de Teresina e contou com a oferta de diversos serviços, palestras e exposições culturais, como artesanato, gastronomia e turismo.

Feira dos Municípios | Foto: Ravena/MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Diversos municípios mostrando seus produtos, seus serviços, suas potencialidades e promovendo conhecimento cultural", foi assim que Henrique Cesar Abreu definiu a Feira dos Municípios que retornou após um hiato de 10 anos. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Teresina e contou com a oferta de diversos serviços, palestras e exposições culturais, como artesanato, gastronomia e turismo.

Políticos, secretários, personalidades piauienses dos mais variados setores visitaram a Feira durante os quatro dias da edição 2023. O governador Rafael Fonteles participou da abertura da Feira dos Municípios 2023. Para ele, o resgate da Feira dos Municípios é algo muito relevante.

“Esta feira possibilita que o próprio povo do Piauí conheça o que tem de bom nos municípios e nas regiões piauienses. Além de divulgar o Piauí para o Brasil e mundo, também devemos fazer o mesmo com nosso povo. Temos ações e produtos de Norte a Sul do Piauí. Agradecemos a Kalor Produções por fazer renascer a Feira dos Municípios nesse espaço, que é público com gestão privada. Essa PPP do Centro de Convenções é um sucesso. Passamos a ter um espaço digno para fazer eventos de altíssima qualidade”, afirmou o governador. 

CONFIRA COMO FORAM OS 4 DIAS DE EVENTO

O 1º dia de Feira dos Municípios evidenciou as potencialidades do Piauí. O presidente da Associação Piauiense de Municípios, Toninho da Caridade, marcou presença no evento e destacou que a feira é uma verdadeira vitrine da produção piauiense. “O Piauí vem crescendo e precisamos de uma oportunidade para mostrar o que temos de melhor. Com a Feira, nós vamos sair maiores do ponto de vista econômico e cultural”, considera. 

Quem passou pela Feira dos Municípios na primeira noite, pôde contar com diversos serviços prestados por órgãos e empresas parceiras do evento. Ações que foram oferecidas também nos demais três dias de evento. Destaque para o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, que realizou a emissão gratuita da Nova Carteira de Identidade Nacional, das 17h às 21h. No evento também teve a oferta de serviços na área da Saúde, trânsito, Agricultura Familiar, Artesanato, Turismo e Tecnologia.

2º dia de Feira dos Municípios teve destaque para palestras e grande público

Na sexta-feira (22), segundo dia da Feira dos Municípios, além dos estandes das cidades, com atrativos de cada região, que encantou os visitantes, teve também como destaque, duas importantes palestras com temas relevantes para os municípios. Uma delas tratou sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021). O debate foi direcionado a prefeitos, empresários e demais profissionais envolvidos nos processos de aquisições e contratações públicas e foi conduzido pelo advogado especialista em gestão pública, Malcon Barbosa. A segunda palestra teve como tema as "Novas tecnologias em saúde", com Daniel Miranda.

O primeiro palestrante foi Malcon Barbosa, advogado especialista em gestão pública (PUCRS), que concedeu entrevista ao MeioNorte explicando o tema e teor de sua palestra: “Desafios da nova lei de licitações para os municípios”. O advogado afirmou que o momento foi dedicado para tirar dúvidas e conscientizar os gestores sobre a nova legislação que logo entrará em vigor.

3ª noite conta com presenças ilustres e grande público

A Feira dos Municípios do Piauí em sua terceira noite mostrou gastronomia, cultura e muita potencialidade por meio dos diversos municípios piauienses que se mostraram presentes no evento realizado no Centro de Convenções de Teresina. Após dez anos de sua última realização, o evento tem superado as expectativas.

“A Feira dos Municípios está no seu terceiro dia, um grande sucesso. Hoje, inclusive, um público enorme, como é, e a sensação de realizar mais um projeto de grande sucesso depois e voltando, inclusive, após dez anos.  A gente está muito feliz, né? O resultado da feira foi, inclusive, fora daquilo que a gente previu, né? Nem nos melhores dos nossos planejamentos a gente pensou que seria tanto sucesso. Então, a adesão das empresas foi muito forte. A adesão das instituições foi, assim, inimaginável. As prefeituras também aderiram, poderiam ter aderido de forma mais forte, mas a gente entende que nesse momento está se passando por uma crise muito forte do municipalismo por conta da queda do FPM. A PPM nos deu uma força e conseguiu envolver bem a gente para estar prazer. Nesse evento. Então a gente está muito feliz e parabéns a Calou Produções, o grupo meio norte comunicação pela promoção do evento, a Calou pela realização, operação, produção ativa pelo trabalho de comunicação excepcional e o Centro de Convenções que se tornou o espaço de eventos do estado que é confortável, climatizado, as pessoas vêm, conseguem curtir um ambiente como esse em família e de um conforto assim que nunca existiu no estado do Piauí Então acho que é uma amostra muito clara do quanto o Piauí está evoluindo nessa área de eventos, destacou Wrias Moura, diretor do Grupo Meio Norte.

A terceira noite contou ainda com a presença de grandes personalidades piauienses de diferentes áreas como atores, políticos e misses. Um dos políticos presentes foi o Deputado Federal Merlong Solano, na oportunidade ele destacou que o evento contribui para o desenvolvimento dos municípios. 

"É um evento que estava fazendo falta. A Feira dos Municípios é uma oportunidade muito boa para os municípios apresentarem a sua cultura e as suas potencialidades ambientais e econômicas. Ao mesmo tempo, nós estamos dando um ótimo aproveitamento a este espaço aqui do Centro de convenções. É um local que fez falta durante muito tempo. Agora, é um ambiente muito confortável, climatizado, tudo com muita tranquilidade. As famílias circulando, as crianças. Eu mesmo estou aqui com minha netinha de 3 anos. Enfim, é um ambiente que pode dar muito resultado para os municípios e para o Piauí. Há uma parceria forte entre o governo do Estado e a APPM", declarou o deputado federal.

Quarta noite tem solenidade da Semarh

O Secretário de Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, participou da Feira dos Municípios, e contemplou uma solenidade entre prefeitos piauienses, os quais acordaram uma cooperação técnica junto a Pasta, a qual da suporte às brigadas de incêndios municipais. 

Na solenidade os municípios de Domingos Mourão, Jacumbina do Piauí e São Pedro do Piauí foram premiados, simbolicamente, devido suas ações positivas no combate a queimadas, enfrentamento do período climático extremo e políticas públicas à população. Além destas cidades, outras 14 já receberam kits para seus brigadistas.

O evento contou com patrocínio do Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Codevasf, Fiepi, Sesi, Senai, Fecomércio, Senar, Prefeitura de Teresina, Smirnoff e Oasis Distribuidora. A Feira dos Municípios 2023 teve apoio do Sebrae, Gráfica GSJ, G3 Telecom, Elite Eventos, Amstel, Assembleia Legislativa do Piauí.  O evento teve promoção do Grupo Meio Norte de Comunicação, realização da Kalor Produções e APPM.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES