Atendimentos por acidentes de trânsito no HUT tem aumento de 13%

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Atendimentos por acidentes de trânsito no HUT tem aumento de 13% | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de julho registrou um aumento recorde no número de pessoas atendidas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) devido lesões ocasionadas por acidentes de trânsito. A demanda do mês passado atingiu o número mais alto desde 2017, com um acréscimo de 13% nas internações por acidentes de trânsito nos últimos seis anos. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Considerado o principal hospital para atendimento de trauma no Piauí, através do Sistema Único de Saúde (SUS), o HUT contabilizou 965 atendimento a vítimas de acidentes de trânsito no mês de julho, uma média diária de 31 atendimentos. Dos pacientes assistidos, a maioria estava relacionada a acidentes de motocicleta (839 casos), seguida por atropelamento (86) e ocupantes de veículos automotores (40).

O diretor técnico do HUT, Ítalo Costa, realçou que uma parcela das vítimas necessita de cuidados contínuos além da assistência imediata. "A maior parte destas vítimas, principalmente os que se envolvem com acidentes com motos, precisam de cuidados posteriores, além da assistência imediata, o que implica numa internação, em alguns casos com necessidade de cirurgias, sendo as ortopédicas e cirurgias da face as mais frequentes e isso tem um impacto significativo, com a ocupação de leitos, necessidade de intervenções cirúrgicas, além da principal preocupação que são as sequelas físicas que ficam por causa dos traumas sofridos com o acidente”, falou.

Ao divulgar esses números, a administração do hospital alertou o excesso de velocidade, o consumo de álcool e o uso de dispositivos móveis como alguns dos principais fatores que contribuem para acidentes de trânsito. 

 "Assumir a responsabilidade no trânsito é determinante para reduzir a ocorrência de acidentes e evitar a sobrecarga do sistema de saúde", comentou Anderson Dantas, diretor geral do HUT.

Leia Mais

O HUT é o principal centro público na rede de urgência e emergência do estado, composto por 375 leitos e é mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Sua operação está alinhada à Central de Regulação do SUS e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES